Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cão acompanha dono durante resgate em Ibiúna

01 de Outubro de 2020 às 16:12

Cotoco acompanhou o dono durante o resgate. Crédito da foto: Reprodução/ Facebook

Uma cena chamou a atenção de moradores de Ibiúna, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Um homem passou mal no centro da cidade, na manhã de quarta-feira (30). Ele precisou ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Durante o resgate, o cachorro dele subiu na maca, entrou na ambulância e o acompanhou até o hospital.

O homem sofreu um mal súbito e, por volta das 10h15, populares acionaram o Samu para atendê-lo, conta Viviane Rolim Martins, responsável técnica da base de Ibiúna. Na chegada ao local, a equipe viu que ele estava acompanhado do cão, chamado Cotoco. Bravo, o animal não deixava os socorristas chegarem perto do dono, relata Viviane. Mas, com cautela e seguindo todos os procedimentos, foi possível realizar o atendimento.

https://www.facebook.com/100006622172904/videos/2819336034963775/

O momento foi filmado por pessoas que passavam pelo local. Os vídeos foram divulgados nas mídias sociais. Nas imagens, o paciente e o cão estão na maca. Juntos, entram na ambulância. Cotoco não abandonou o tutor em momento algum. Permaneceu na recepção do Hospital Municipal até o seu ter alta, diz a responsável técnica. "(No hospital), as pessoas cuidaram dele (Cotoco), lhe deram água", completa.

O caso não era grave e o homem recebeu alta no fim da tarde, informa ela.

Protocolos

Segundo Viviane, a permissão da presença do cachorro não infringiu protocolos de saúde e de resgate. Como o paciente enfrentava um quadro clínico, e não traumático, o animal não lhe oferecia quaisquer riscos, explica.

Por isso, afirma ela, a ação da equipe foi correta e demonstrou um atendimento humanizado. "Ele (Cotoco) faz parte da vida do dono. Então, não podíamos deixá-lo no local, porque, depois, ele não conseguiria encontrar o tutor", pontua.  (Da Redação)