Buscar no Cruzeiro

Buscar

Candidatos à CNH podem agendar as provas teóricas

05 de Setembro de 2020 às 00:01

Candidatos à CNH podem agendar as provas teóricas As aulas práticas estão autorizadas desde o final de julho. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS

Os candidatados à primeira habilitação que já concluíram as aulas teóricas do curso de formação de condutor poderão agendar a partir da próxima terça-feira (8) a avaliação que permitirá ao aluno avançar para a próxima etapa do processo de habilitação.

Segundo o Detran de São Paulo, em todo o interior de São Paulo, os agendamentos para as provas teóricas deverão ser realizados presencialmente no Poupatempo ou pelo portal do Detran, em CNH Habilitação, Primeira habilitação, agendamento Exame Teórico.

A partir de terça-feira, todos os Centros de Formação de Condutores (CFCs) também poderão começar a aplicar as provas teóricas.

O agendamento dos exames nos CFCs deverá ser feito presencialmente nos próprios centros a partir do dia 8. O órgão estima que autorização vai liberar a aplicação 1,1 mil exames.

Critérios do Plano SP

As unidades do Detran, Poupatempo e os CFCs poderão atuar dentro do limite de 30% da capacidade, conforme critérios definidos pelo Plano São Paulo.

Para a realização das provas teóricas presenciais, deverão ser seguidos protocolos sanitários e de segurança do Detran, definidos com entidades que representam a categoria.

As unidades farão a disponibilização de álcool em gel, manutenção dos ambientes com ventilação adequada, higienização de cadeiras, carteiras, limpeza dos leitores biométricos e equipamentos, utilização de máscara por candidatos e colaboradores, entre outros.

Formação de condutores

Em junho, o governo estadual retomou, de forma gradual, as atividades dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) credenciados pelo Detran, com aulas remotas, em função da pandemia do Coronavírus, atendendo cerca de 50 mil candidatos de primeira habilitação, PCD, mudança de categorias e reabilitação.

Em 25 de julho o órgão autorizou a retomada das aulas práticas e teóricas nos municípios a partir da chamada fase dois (laranja), do Plano São Paulo.

Também foi permitida a aplicação dos exames práticos de direção pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs), em ambientes abertos, seguindo todos os protocolos sanitários e de segurança.

Em seguida, o Detran liberou a abertura do cadastro para novos alunos no processo de formação de condutor. Segundo o órgão, Mais de 110 mil cadastros para a primeira habilitação foram realizados somente no mês de agosto. (Felipe Shikama)