Buscar no Cruzeiro

Buscar

Candidato à reeleição na OAB apresenta propostas em visita ao Cruzeiro do Sul

17 de Novembro de 2018 às 13:41

Reeleição OAB-SP Ricardo Lopes de Oliveira, Américo de Carvalho Filho e Marcos da Costa em visita à Redação do Cruzeiro. Crédito da foto: Emidio Marques

Candidato à reeleição pela presidência da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo, o advogado Marcos da Costa visitou ontem a redação do jornal Cruzeiro do Sul para expor seu plano de governo para o triênio 2019-2021, caso seja vencedor da eleição marcada para o próximo dia 29. Acompanhado dos advogados Américo de Carvalho Filho, de Sorocaba, e Ricardo Lopes de Oliveira, de Itapetininga, ambos integrantes da Chapa 12 (Pelo Direito de Sermos Mais) como conselheiros seccionais, Marcos da Costa falou que pretende dar continuidade ao seu trabalho, visando principalmente a valorização e defesa da advocacia.

Dentre seu plano de gestão, que contém 12 tópicos, Marcos da Costa salienta a valorização da advocacia, com respeito ao profissional e às suas prerrogativas. Ele ressaltou que em sua gestão conseguiu duas conquistas para a classe: a alteração, no estatuto, prevendo a presença do advogado nas investigações e a de criar prerrogativas exclusivas das mulheres advogadas.

Outras conquistas citadas por ele são a criminalização à violação das prerrogativas da advocacia -- já aprovada pelo Senado e que aguarda análise pela Câmara Federal -- e o projeto em que torna obrigatória a presença de advogados nas conciliações junto ao Centro de Conciliação do Poder Judiciário (Cejusc), já aprovado pela Câmara Federal e ainda em tramitação pelo Senado.

Lutar por melhores honorários e por maior agilidade no pagamento da Assistência Judiciária, que conta com cerca de 50 mil advogados cadastrados para atender um milhão de pessoas carentes no Estado, e ampliação do espaço da mulher advogada na gestão da OAB são outras frentes de seu plano de governo. Cursos voltados para jovens na advocacia , programa Primeiros Passos para auxílio no início de carreira, bem como gestão itinerante e fortalecimento da advocacia no interior e no litoral, também fazem parte de suas propostas.

Como cidadão sorocabano, Marcos da Costa disse ter um grande carinho pela região e ter em estudo a construção de uma nova Casa da Advocacia e Cidadania local. Ele citou, ainda, que em sua gestão construiu ou reformou 250 sedes.

Marcos da Costa fez questão de ressaltar que cabe à OAB defender não apenas os interesses da classe, mas atuar também nas questões sociais, lembrando inclusive que foi por intervenção do órgão que algumas problemáticas, como a greve dos caminhoneiros, no ano passado, chegou ao fim. (Adriane Mendes)

 

Marcos da Costa também deu entrevista para o editor-chefe do Cruzeiro do Sul, Romeu-Sérgio Osório.