Sorocaba e Região

Campeonato de Balonismo terá decolagem coletiva neste sábado (27)

A organização estima que 100 mil pessoas devem apreciar o colorido dos balões
Campeonato de Balonismo terá decolagem coletiva hoje
Ao todo 20 pilotos participam do evento e a classificação está bastante acirrada nas primeiras colocações. Crédito da foto: Divulgação

O 32º Campeonato Brasileiro de Balonismo, disputado em Araçoiaba da Serra, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), segue aberto ao público neste sábado (27) e também domingo (28). Logo às 7h deste sábado começa o voo competitivo pela cidade e às 15h uma decolagem coletiva parte do Ginásio de Esportes e promete encantar todos os presentes. A organização do evento estima que 100 mil pessoas devem apreciar o céu colorido proporcionado pelos balões.

A Prefeitura de Araçoiaba da Serra informou que agentes de trânsito estarão pela cidade para orientar a todos para uma melhor participação e aproveitamento do evento. Desde esta sexta-feira (26), foi interditada uma via na lateral do Ginásio de Esportes e há estacionamento no local do recinto festivo. O público poderá acessar o evento por duas vias: avenida Antonio Vieira do Amaral ou rua Santo Antônio, ambas na esquina com a rua Professor Francisco Pássaro.

Leia mais  Campeonato Brasileiro de Balonismo começa dia 22 em Araçoiaba da Serra

 

Ainda neste sábado, às 19h, acontece a segunda edição do Night Glow, que consiste na exibição de balões acesos no entorno do ginásio, iluminando todo o recinto como lâmpadas gigantes. No local também haverá praça de alimentação, atrações infantis e palco musical.

Já no domingo, durante a grande final do campeonato, as atividades iniciarão às 7h. Para as 15h, está programado o voo de balões com formatos especiais, como da bandeira do Brasil, nave da Xuxa, cegonha e pinguim. Assim como neste sábado, no domingo o recinto também terá a praça de alimentação funcionando e disponibilizará atrações infantis e música.

A organização do evento está promovendo a arrecadação de alimentos não perecíveis e leite, que devem ser entregues na entrada do Ginásio de Esportes. Todos os itens serão doados às entidades beneficentes de Araçoiaba da Serra.

Leia mais  Chuva adia festival de balonismo e cancela corrida de rolimã e evento da PM

 

Disputa

Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Balonismo, Johnny Alvarez da Silva, o vento é um fator determinante para a realização das provas, pois ele é necessário para o deslocamento do balão. Caso não haja vento no momento das provas, o juiz pode optar pela prova de mínima distância, quando os balões partem do mesmo ponto e os pilotos têm que se controlar no ar para atingir o alvo.

Ao todo 20 pilotos participam do evento e a classificação, segundo a organização do campeonato, está bastante acirrada nas primeiras colocações. Desde a segunda-feira os profissionais estão em Araçoiaba da Serra fazendo os testes. A competição teve início na terça-feira. (Larissa Pessoa)

Comentários

CLASSICRUZEIRO