Buscar no Cruzeiro

Buscar

Campeonato de Balonismo entra no 3º dia em Araçoiaba da Serra

24 de Julho de 2019 às 22:22

Campeonato de Balonismo entra no 3º dia A competição é aberta ao público e terá atrações especiais a partir desta sexta-feira (26). Crédito da foto: Divulgação / Vinícius Fonseca

O piloto Amarildo Tozzi, de Ibitinga (SP), continua na liderança do 32º Campeonato Brasileiro de Balonismo, disputado em Araçoiaba da Serra, ao término do segundo dia de competição. Com os resultados das cinco tarefas desta quarta-feira (24), ele somou 7.378 pontos. Renato Gonçalves, com 6.939 pontos, aparece no segundo lugar, seguido por Lupércio Lima, o terceiro, com 6.597 pontos.

Única mulher a disputar a competição, a jovem Laís Pinho teve como estratégia, no segundo dia, decolar com os últimos balões para utilizá-los como “sonda” -- observando qual o melhor caminho para o cumprimento das tarefas no ar. Ela compete contra seu pai, Reni Pinho. A mãe, Carolina, atua em solo na equipe de apoio dos dois. “Espero fazer uma boa pontuação. É bom estar em família e fazer o que amamos. Não há melhor equipe que a família”, conta Laís, que soma 4.391 pontos, em 16 º lugar -- à frente do pai, o 18º, com 4.272. Confira a classificação completa no portal do jornal Cruzeiro do Sul.

Antes das duas últimas tarefas, o dia começou a esquentar, obrigando a mudança de estratégia dos competidores nos pousos.

O campeonato

A 32ª edição do Campeonato Brasileiro de Balonismo acontece até domingo (28). Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Balonismo, Johnny Alvarez da Silva, o vento é necessário para o deslocamento do balão, mas caso não haja vento em algum dia do campeonato o juiz pode optar pela prova de mínima distância, quando os balões partem do mesmo ponto e os pilotos têm que se controlar no ar para atingir o alvo.

A competição é aberta ao público e terá atrações especiais a partir desta sexta-feira (26), dia da primeira prova de decolagem coletiva -- quando todos os balões partirão do Ginásio Municipal às 15h. Ela se repete no sábado, no mesmo horário, após voo competitivo pela cidade às 7h. Tanto na sexta quanto no sábado haverá Night Glow (balões acesos no ginásio com lâmpadas gigantes) às 19h.

No domingo (28), a grande final terá início às 7h. Às 15h, voo de balões com formas especiais (Bandeira do Brasil, Nave da Xuxa, Cegonha, Pinguim) encerra a programação. (Da Redação)