Buscar no Cruzeiro

Buscar

Campanhas acirram eleição no Conselho Tutelar

05 de Outubro de 2019 às 23:35
Marcel Scinocca [email protected]

Campanhas acirram eleição no Conselho Tutelar Eleição para os novos conselheiros tutelares acontece neste domingo (6), das 9h às 16h. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (2/4/2019)

 

A disputa por uma das 30 cadeiras do Conselho Tutelar de Sorocaba, a exemplo do que ocorre em outras cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), se transformou em uma disputa parecida com o que se vê no período eleitoral, com direito à plataforma de propostas e até santinhos. Foi o que se viu na cidade nos últimos dias, em especial nas redes sociais. Neste domingo (6), das 9h até as 16h, 42 pessoas disputam uma das 30 cadeiras. A remuneração mensal é de R$ 3.866,00.

Houve engajamento de políticos no pleito. No último dia 3, o vereador Fausto Peres (Podemos), divulgou em sua página pessoal em uma rede social a visita de uma candidata, que agradeceu e inclusive citou o apoio à candidatura. E as mensagens de um número atribuído ao vereador, por meio do aplicativo WhatsApp, chegavam em suas listas de contato de forma incessante. Em uma das situações, a mensagem do parlamentar que exaltava a candidata, foi enviada por três vezes no intervalo de dois minutos.

Já o vereador Pedrinho do Gás (Pros), da cidade de Boituva, tratou de distribuir o santinho de dois candidatos. Em Itu, por exemplo, uma candidata enviou a última mensagem ontem por volta das 15h30. No teor, ela afirma que encerrava a “campanha” de coração cheio com tanto carinho.

Houve ainda quem utilizasse, além das redes sociais e o apoio de políticos, os famosos “santinhos”, já bastante usado em épocas de eleições municipais, por exemplo. Em um dos santinhos recebidos pela reportagem, o material traz informações sobre a eleição, evidentemente, que com foto da candidata de Sorocaba,

“Eu sei que alguns conselheiros foram atrás de alguns vereadores e postaram isso nas redes sociais. Ou que já apoiaram vereadores nas eleições”, contou uma candidata ao Cruzeiro do Sul. “Fiz o que pude e até a hora que pude”, contou uma candidata de Sorocaba. “Meu trabalho foi basicamente nas redes sociais, onde o número de pessoas que a gente pode alcançar é muito mais abrangente”, conta.

Redes sociais

Durante a semana e até ontem, havia campanha nas redes sociais e aplicativos de conversas. Várias postagens trazia os candidatos e seus santinhos virtuais. A maior parte deles, traziam informações sobre os locais de votação e procedimentos para o voto, além da lista de candidatos.

Havia também o posicionamentos de grupos, como o Levante Popular da Juventude de Sorocaba, que fez uma publicação na sexta-feira (4) na qual trazia informações sobre a votação. Além disso, havia uma mensagem que dizia que “o livro do Conselheiro é o ECA e não a Bíblia”

Candidato por vaga

A disputa em Sorocaba será bem mais tranquila que a realizada em 2015. No início do processo, foram 203 inscritos, sendo que realizaram a prova apenas 147. Porém, para as 30 vagas estão no pleito de hoje são apenas 42 candidatos, o que resulta em 1,3 candidatos por vaga. Para se ter ideia, para as mesmas 30 de vagas, em 2015, eram 108 candidatos. Com isso, eram 3,6 candidatos para cada vaga.

Em Itu, por exemplo, a disputa é muito maior, proporcionalmente. São cinco vagas para 14 candidatos, quase três candidatos por vaga. Em Votorantim a disputa é ainda maior. São 17 pessoas disputando cinco vagas, o que resulta em 3,4 candidatos por vaga. (Marcel Scinocca)