Sorocaba e Região

Campanha pelo fim da violência contra as mulheres começa em Sorocaba

Exibição do filme “No tempo das Borboletas” e debate sobre o tema fazem parte da programação
Campanha pelo fim da violência contra as mulheres começa no Céu das Artes
Filme que conta a história de três irmãs será exibido às 15h de amanhã e será seguido de debate sobre o tema. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (28/3/2018)

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Sorocaba realiza, de domingo (25) até dia 10 de dezembro, uma Campanha Permanente pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. A ação, realizada juntamente à Campanha Internacional, consiste em 16 dias de ativismo com o intuito de alertar a sociedade sobre o tema.

A abertura oficial acontece domingo (25), com o cine debate “No tempo das Borboletas”, às 15h, no Céu das Artes do bairro Laranjeiras, na zona norte de Sorocaba. Já no encerramento, dia 9, será realizada uma caminha de Conscientização, no Parque das Águas.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal da Mulher, a advogada Emanuela Barros, em Sorocaba, foi criado um calendários de atividades, com panfletagens em terminais de ônibus e shoppings; audiência pública na Câmara Municipal; cine debate; entre outras. “Nosso objetivo é, nesses 16 dias, informar as mulheres sobre seus direitos, especialmente o de viver uma vida sem violência, e sobre a rede de apoio à mulher existente na cidade”, explica.

Campanha pelo fim da violência contra as mulheres começa no Céu das Artes
Presidente do conselho, Emanuela Barros. Crédito da foto: Arquivo JCS (18/9/2018)

O filme “No Tempo das Borboletas”, que retrata o período da ditadura militar, na República Dominicana. O filme conta a história das irmãs Mirabal, Minerva, Patria, María Teresa e Dede Mirabal, que fizeram oposição ao ditador Rafael Trujillo, nos anos de 1930 a 1961. Logo após, será realizado um debate aberto ao público. O Centro de Artes e Esportes Unificados (Céu de Laranjeiras), localizado na rua Washington Pensa, nº 969, Jardim Santa Claudia (zona norte).

Leia mais  Votação escolhe nome de onça-pintada do zoo de Sorocaba

 

Na segunda-feira (26), será realizada uma reunião ordinária com o CMDM, às 18h, no Palácio da Cidadania, situado à av. Doutor Afonso Vergueiro, nº 1238, Centro. As reuniões são públicas e qualquer pessoa pode acompanhar os trabalhos realizados pelo Conselho Municipal.

Origem

A campanha é realizada mundialmente desde 1991, quando mulheres de vários países, reunidas pelo Centro Liderança Global de Mulheres (CWGL), iniciaram uma campanha cujo objetivo era promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo.

Trata-se de uma campanha anual e que no Brasil começou em 2003, e é chamada de 16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência contra a Mulher, e inicia-se no dia 25 de novembro, declarado Dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres e finaliza no dia 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos. (Da Redação)

Comentários