Buscar no Cruzeiro

Buscar

Campanha Motorista Legal tem mais uma edição

27 de Fevereiro de 2020 às 11:03

https://www.youtube.com/watch?v=UzSfYMP3db4

O lançamento oficial da campanha permanente “Eu sou um Motorista Legal”, desenvolvida pela rádio Cruzeiro FM 92.3 aconteceu na manhã desta quarta-feira (26). Amanhã começam as primeiras ações como blitz e distribuição gratuita de kits da iniciativa, que tem um folder com dicas de educação no trânsito e um adesivo para ser colocado no carro. Na manhã de ontem o entrevistado no Jornal da Cruzeiro foi o instrutor de direção preventiva Orlando Salomone, que destacou a importância de levar conhecimento e informação a fim de tornar o trânsito mais seguro.

Salomone, que também é investigador na Polícia Civil, se dedica à educação no trânsito e falou da importante iniciativa da rádio e da necessidade de cada pessoa ser responsável por si e para com os demais no dia a dia do trânsito conturbado das cidades. “Dirigir é um ato individual, mas o trânsito é coletivo, então cada um precisa ser responsável pelos seus atos e saber que um erro pode ser fatal”, frisou.

O especialista falou sobre a postura agressiva que muitos motoristas têm quando estão dirigindo. Para Salomone, a pessoa se sente dentro do carro como se estivesse “vestido de uma armadura” e não será punido pelas infrações e ficará anônimo. “O comportamento precisa mudar e em Sorocaba há o estigma de que os motoristas não costumam utilizar a seta corretamente e isso se comprova em muitas vias, diante das inúmeras irresponsabilidades que presenciamos”, disse o instrutor.

Sobre a aplicação de multas, Salomone foi enfático ao dizer que ainda multa-se pouco diante da quantidade de infrações cometidas. “Infelizmente, por uma questão cultural, aprende-se somente quando dói no bolso, então que seja assim. Melhor desse jeito ou uma hora ou outra a conta pode vir mais alta, cobrando com a própria vida”, afirmou o especialista, que lembrou que entre os principais riscos, além da falta de sinalização ao trocar de faixa, está a proximidade com o veículo que segue a frente.

Conforme o entrevistado, o tempo de reação para a frenagem é curto demais e pode causar batidas e a maioria dos condutores não se dão conta deste risco. “Um carro andando a 80 quilômetros por hora, caso o veículo da frente freie bruscamente, o motorista levará um segundo para reagir e em um segundo, nessa velocidade, o carro anda cerca de 20 metros e isso pode ser fatal”, exemplificou.

Orlando Salomone destacou a importância da informação. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (26/2/2020)

Campanha permanente

A 12ª edição da Campanha Motorista Legal, promovida pela Cruzeiro FM, é uma iniciativa também do jornal Cruzeiro do Sul e tem como patrocinadores a Toyota e a Concessionária BRT Sorocaba, com apoio da Naturgy e colaboração da Prefeitura Municipal de Sorocaba.

Neste ano serão dez blitze educativas que vão adesivar veículos e entregar informativos aos motoristas sobre a campanha que prega o trânsito seguro a partir do respeito dos condutores às leis de trânsito e à gentileza com os demais motoristas, pedestres e motociclistas.

Tradicionalmente as abordagens aos motoristas nos anos anteriores foram feitas em postos de combustíveis e neste ano, além destes locais, a campanha também será realizada em outros pontos de grande fluxo de pessoas, como estacionamentos de supermercados.

As blitze começam sempre às 10h e seguem até às 11h30 nas seguintes datas e locais. Na sexta-feira as abordagens serão feitas no posto de combustível localizado no número 1.850 da avenida General Carneiro. Outras blitze serão efetuadas nos dias 4, 13 e 25 de março, 8, 17 e 22 de abril, 8, 15 e 20 de maio.