Buscar no Cruzeiro

Buscar

Campanha de Vacinação Antirrábica já imunizou mais de 23 mil animais na cidade

16 de Novembro de 2018 às 08:03

A vacinação será retomada nas Unidades Básicas de Saúde nos próximos sábados. Crédito da foto: Erick Pinheiro.

A Secretaria de Saúde (SES), por meio da Divisão de Zoonoses, imunizou 23.174 animais em Sorocaba nas duas primeiras etapas da Campanha Antirrábica realizadas nos dois primeiros sábados de novembro. Desses, 19.975 eram cães e 3.199, gatos. As doses continuarão sendo oferecidas em 33 pontos fixos na cidade, das 9h às 17h, nos dias 24 de novembro e 1 de dezembro. A campanha ainda prevê vacinação nas áreas rurais durante os dias úteis.

O objetivo é que todos os animais sejam imunizados contra a raiva para prevenir a ocorrência da doença na cidade. “Os animais devem ser levados aos postos de vacinação contidos em guias ou coleiras por pessoas maiores de 18 anos e com capacidade física para contê-los”, explica a médica veterinária e chefe da Divisão de Zoonoses, Thaís Buti.

A veterinária também ressalta a importância da imunização, pois se trata de uma doença fatal tanto em animais quanto em humanos. “No ano de 2018, Sorocaba identificou sete morcegos positivos para raiva, o que significa que temos a circulação do vírus na cidade, sendo imprescindível que os animais estejam protegidos contra essa doença fatal e tão grave para a saúde pública”, alerta.

Deverão ser vacinados cães e gatos com idade superior a 3 meses. A vacina não tem contraindicação e fêmeas gestantes podem ser vacinadas normalmente. Cães devem ser levados aos postos contidos em guias ou coleiras e gatos em caixas de transporte ou semelhantes. No caso de cães bravos, orienta-se que sejam levados com focinheiras para evitar mordeduras e para os gatos, toalhas ajudam evitar arranhões no ato da aplicação. A vacinação deve ser anual. As vacinas serão aplicadas apenas nos postos de vacinação. Nenhuma dose será fornecida para que cidadãos realizem a aplicação por conta própria.

Durante as semanas de novembro, a vacinação em postos volantes ocorrerá nos bairros mais distantes da cidade. Há um posto fixo de vacinação no canil municipal, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na Seção de Controle Animal, situada à rua Rosa Maria de Oliveira, 345, no Jd. Zulmira. Para mais informações, os interessados podem ligar nos telefones (15) 3229-7333 ou 3229-7300.

Cronograma na zona rural

A partir desta quarta-feira, a vacinação antirrábica volta a acontece na região rural da cidade pelas equipe volantes. No dia 21, das 9h às 16h, a vacinação ocorre nos bairros Iporanga I e Iporanga II. No dia 22, também das 9h ás 16h, as equipes da Zoonoses estão nos bairros Bom Jesus/Cruz de Ferro e Caguaçu. Dia 23, no mesmo horário, haverá mais uma etapa de vacinação no Caguaçu e na região do Três Marias/Terras de Arieta. No dia 26, equipe está no Ipatinga e Quintais do Imperador/Ipanema do Meio. No dia 27, último dia da campanha, as equipes retornam para o Quintais do Imperador/Ipanema do Meio e também o Bairro dos Morros. (Redação/Secom)