Sorocaba e Região

Caminhada da Penha acontece neste domingo (28)

Estimativa dos organizadores é de que pelo menos mil pessoas participem do evento religioso
Caminhada da Penha acontece neste domingo
Fieis percorrem um trajeto de cerca de 20 quilômetros, parte dele em estrada de terra. Crédito da foto: Aldo V. Silva / Arquivo JCS (10/4/2016)

Pelo menos mil pessoas são esperadas neste domingo, em Votorantim, para a 21ª Caminhada da Penha. A concentração será às 4h, na Matriz São José, no bairro da Chave, com saída prevista para às 4h30 e chegada, no alto da serra de São Francisco, onde está a capela, por volta das 8h. Como nos anos anteriores, camiseta alusiva ao tradicional evento, que inclusive consta no calendário turístico do município, pode ser trocada por cinco quilos de arroz. Os alimentos serão doados para entidades beneficentes de Votorantim e cidades vizinhas.

Leia mais  Capela da Penha, em Votorantim, será tombada pelo Condephaat

 

De acordo com o organizador Paulo Roberto Ferreira Camargo, mais conhecido como Beto Zen, no percurso de 20 quilômetros, sendo a primeira metade de asfalto e o restante de terra, haverá três pontos de apoio com banheiros químicos e entrega de alimentos como pão com mortadela, café com leite, banana e água. Além disso, uma ambulância acompanhará os caminhantes a fim de prestar assistência caso haja necessidade, e até mesmo aferição de pressão arterial. Ele também recomenda que as pessoas utilizem roupas e tênis confortáveis, e que caminhem dentro de seu ritmo. Para o organizador, a fé é o principal fator a levar tanta gente para a caminhada.

Na chegada à Capela da Penha, as pessoas serão recepcionadas pela Orquestra de Viola Caipira de Votorantim, e entre 10h30 e 11h, quando todos já tiverem chegado, o padre Almir, da Matriz São José celebrará uma missa.

Tombada pelo Patrimônio Histórico em março deste ano, por meio de processo movido pela Câmara Municipal de Sorocaba, a Capela da Penha fica aberta para visitação de quinta-feira a domingo, das 8h às 18h. Isso porque, apesar de todo o evento ser de Votorantim, o curioso é que, conforme explica o organizador da caminhada, a área onde se encontra a capela pertence a Sorocaba, motivo pelo qual o processo de tombamento transcorreu pela Câmara sorocabana.

Serviço

Para o retorno, a empresa Auto Ônibus São João disponibilizará transporte gratuito até o Terminal de Votorantim. E para quem precisar chegar de carro no ponto da concentração, a Indústria Alpina, que fica ao lado da Matriz, cederá seu estacionamento gratuitamente. A Matriz São José fica na rua Amirtes Luvison, no bairro da Chave. (Adriane Mendes)

Comentários