Buscar no Cruzeiro

Buscar

Câmara de Sorocaba fará sua primeira sessão virtual

07 de Abril de 2020 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]

Câmara fará sua primeira sessão virtual Crédito da foto: Luiz Setti / Arquivo JCS (2/1/2020)

O Legislativo de Sorocaba fez testes nesta segunda-feira (6), com os 20 vereadores, para a realização da primeira sessão virtual de sua história. A cidade não é a única. Votorantim foi a primeira na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Itu também iniciará trabalho na mesma linha ainda esta semana. O motivo é o avanço do coronavírus pela região.

Para a Câmara de Sorocaba, por enquanto, as transmissões ficarão restritas para sessões extraordinárias, aquelas que exigem aprovação para situações urgentes. O custo mensal, conforme o Legislativo, será de R$ 85,97. O valor é relativo à manutenção do programa que será utilizado.

Cada vereador recebe um link para entrar no programa e o presidente tem o controle, como administrador da reunião. Ele pode dar a voz e a vez aos demais, assim como orientar e conduzir as votações. “Funciona como a mesa dele no plenário, só que de forma on-line”, informa a Câmara de Sorocaba.

A pauta será definida pelo grau de relevância do assunto e, principalmente, se esse for da área de saúde, com a urgência ao combate ao coronavírus, conforme definido pela Casa.

A primeira sessão virtual será realizada amanhã, às 11h, e transmitida ao vivo pela TV Câmara, Rádio Câmara e pelas mídias oficiais do Poder Legislativo sorocabano, no Facebook, YouTube e Twitter.

“São votações urgentes que, na maioria das vezes, darão agilidade e liberdade para que o Poder Executivo opere as ações na área de saúde e na prestação de serviço ao sorocabano da melhor forma possível”, diz o presidente do Legislativo, vereador Fernando Dini (MDB). “Será assim enquanto perdurar as orientações de quarentena.”

Outras cidades

Pioneira na transmissão exclusivamente on-line, a Câmara de Votorantim não tinha previsão, até ontem, sobre quando haverá uma nova sessão do tipo. Dois projetos estavam na pauta na ocasião da primeira sessão totalmente digital. Também não está prevista na cidade a realização de sessões ordinárias on-line.

Em Itu, a primeira sessão on-line da Câmara da cidade deverá ocorrer hoje e há, também, uma sessão extraordinária prevista para amanhã. As chamadas sessões remotas ocorrem, conforme a Câmara da cidade, para atender às medidas definidas pelo Estado no enfrentamento ao coronavírus.

Há mudanças também em outras cidades da RMS, como Boituva e Iperó, que estão realizando sessões sem público, apenas com transmissão pela internet. (Marcel Scinocca)