Buscar no Cruzeiro

Buscar

Câmara de Sorocaba aprova prestação de contas do Executivo

23 de Agosto de 2019 às 09:34
Marcel Scinocca [email protected]

Análise ocorreu durante a sessão ordinária desta quinta-feira na Câmara de Sorocaba. Crédito da foto: Erick Pinheiro (13/05/19)

A Câmara de Sorocaba aprovou as contas do primeiro ano da gestão do prefeito cassado José Crespo (DEM), referente a 2017. A análise ocorreu durante a sessão ordinária desta quinta-feira (22). O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) já havia dado parecer favorável às contas.

Hudson Pessini, presidente da Comissão de Finanças da Câmara, afirmou que as recomendações do TCE eram graves. Entretanto, o parecer da comissão presidida por ele era pela aprovação da contas. “Tudo aquilo que foi apontado como irregular, encaminhamos para os órgãos competentes”, disse. “Nós sabemos que uma cidade com as contas reprovadas é a mesma coisa que você colocá-la no SPC”, avaliou.

Alegando sucessão perpétua, Engenheiro Martinez (PSDB), líder do governo na Câmara, também pediu para que as contas fossem aprovadas. “Peço voto sim para mais verbas externas”, alegou. Anselmo Neto (PSDB) reclamou que o TCE precisa ser mais específico em seus pareceres. Ele sugeriu, inclusive, que os parlamentares façam uma reunião na Corte de Contas.

Iara Bernardi (PT) também reclamou, mas da demora em se analisar as contas. Ela falou sobre a diminuição dos cargos em comissão, que também fazia parte das recomendações do Tribunal. Fernanda Garcia (Psol) citou a questão do convênio do Cies Global, onde houve apuração de irregularidades apuradas pela em Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

As contas foram aprovadas por 10 favoráveis e sete contrários. Dois vereadores Péricles Régis (MDB) e Pastor Apolo (PSB) estavam ausentes. O presidente da Câmara, vereador Fernando Dini (MDB), não votou. (Marcel Scinocca)