Buscar no Cruzeiro

Buscar

Calouros da PUC treinam atendimento de emergência

26 de Fevereiro de 2019 às 07:01

Samu e calouros da PUC Cerca de 100 alunos puderam conhecer o trabalho e a importância do primeiro atendimento a uma vítima. Crédito da Foto: Divulgação/Secom (25/2/2019)

A Secretaria da Saúde (SES), por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), realizou na última quinta-feira (21) um treinamento de resgate para estudantes ingressos dos cursos de enfermagem e medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP. O evento contou com a presença de 100 alunos que puderam conhecer o trabalho e a importância do primeiro atendimento a uma vítima.

De acordo com a coordenação do Samu, essa atividade teve o intuito de envolver os estudantes em situações que farão parte da sua atuação profissional. Para a dra. Kátia Kaam Salvestro, coordenadora médica do Samu, esse primeiro contato é importante para que os futuros profissionais consigam ter a percepção da importância do serviço prestado. “Esse primeiro contato, logo no início da jornada universitária é muito importante para que eles tenham o entendimento do valor que tem o trabalho em equipe multidisciplinar, como o nosso do Samu, que envolve, médico, enfermeiro e condutor. Se conseguirmos passar esses valores desde o início do curso, com certeza teremos excelentes profissionais no futuro”, ressalta Kátia.

Os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer a ambulância alfa (UTI Móvel), utilizada em atendimentos avançados. A equipe que realizou o treinamento foi composta pelos médicos Kátia Kaam Salvestro e André Aleixo, o enfermeiro Marcelo Ciochetti e o condutor Eduardo Batista. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)