Sorocaba e Região

Calor faz aumentar em 15% o consumo de água pelo sorocabano

Três das quatro represas que abastecem a cidade estão com níveis abaixo de 50%, segundo o Saae
Calor faz aumentar em 15% o consumo de água
A represa Ferraz, abastece a região industrial, está em situação mais crítica, com 40% no nível de água. Crédito da foto: Pedro Negrão / Arquivo JCS (30/4/2015)

 

Com o período de estiagem e o aumento das temperaturas, os sorocabanos estão consumindo 15% mais água nos últimos dias, segundo informações do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae). Três das quatro represas que abastecem a cidade estão com os níveis de água abaixo de 50%, mas segundo a autarquia ainda não há probabilidade de racionamento.

A represa que melhor está abastecida é a de Itupararanga, responsável por levar água a 80% da população sorocabana e abastecer também as cidades de Votorantim, São Roque e Piedade. Conforme o Saae, o nível de água no manancial, que é o maior da região, está em 60,5%, que é considerado normal para o período.

Localizada no bairro Ipanema das Pedras, a represa de Ipaneminha está com o nível pouco abaixo da metade, em 45%. Segundo o Saae, o reservatório é um complemento no abastecimento de água bruta da Estação de Tratamento de Água (ETA) Cerrado.

Leia mais  Chuvas quase não afetam o nível da represa de Itupararanga

 

Da represa de Itupararanga, conforme a autarquia, quatro adutoras funcionam por gravidade, podendo captar até 1.950 litros por segundo. Já a de Ipaneminha conta com duas adutoras, de 500 e 400 milímetros de diâmetro, cada uma delas com cinco mil metros de extensão.

As situações mais críticas estão nas represas Castelinho e Ferraz, que atendem a região industrial de Sorocaba. De acordo com o Saae, as duas operam com 40% do volume útil dos reservatórios.

Embora descarte a probabilidade de racionamento neste momento, o Saae informou que “conta com a colaboração da população no uso consciente da água, pois a cidade enfrenta um período de estiagem e aumento da temperatura”. A autarquia recomenda que não ocorra desperdício de água.

Previsão de chuva

De acordo com as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), deve voltar a chover na cidade entre domingo e segunda-feira. Para esta sexta-feira (4) e sábado (5) os termômetros podem marcar até 35ºC, com muito sol.

Leia mais  Chuva volta a Sorocaba após 46 dias de estiagem

 

No domingo o céu ficará encoberto com nuvens e temperaturas entre 20ºC e 33ºC. “No domingo as temperaturas caem e chove generalizadamente no Estado, com trovoadas e potencial amplo de chuvas intensas”, afirmou o meteorologista Franco Nadal Junqueira Villela.

A próxima semana será marcada por temperaturas mais baixas. De acordo com o Inmet, na segunda-feira a previsão é de termômetros entre 18ºC e 21ºC, com céu encoberto e chuvisco ao longo do dia. (Larissa Pessoa)

Comentários