Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cai o número de internações em UTIs Covid

15 de Abril de 2021 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]

Cai o número de internações em UTIs Covid Pico das internações de UTI Covid adulto em Sorocaba ocorreu em 1º de abril, quando chegou a 223. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (6/1/2021)

Sorocaba ainda tem uma situação delicada no que se refere a leitos UTI Covid, tanto que ainda há fila de espera e mais da metade dos hospitais da cidade tem ocupação 100%.

Entretanto, o número de internações nesse tipo de leito tem caído de forma considerável e é o menor desde 16 de março. A redução chega a 30%, se comparado com 1º de abril, dia em que a cidade registrou o maior número de internações desde o início da pandemia.

As informações estão em um levantamento exclusivo do jornal Cruzeiro do Sul, com dados oficiais coletados desde o início da pandemia, em março de 2020.

De acordo com as informações, 155 pessoas estavam internadas em UTIs da cidade, na rede pública e na rede particular de saúde na ontem (14). Na terça-feira (13), eram 158 internadas em UTI. Tem sido assim nos últimos dias, com reduções nas internações de leitos desse tipo. O número de ontem só não é menor que o registrado em 16 de março de 2020, quando 147 pessoas ocupavam leitos desse tipo.

O pico das internações de UTI Covid adulto em Sorocaba ocorreu em 1º de abril, quando chegou a 223. É mais que dobro do registrado na primeira onda da pandemia, em 30 julho de 2020, quando 96 pacientes estavam internados em unidades de saúde da cidade. Quando a comparação é entre ontem (14), com o pico do mês, a redução é de 30,5%, ou seja, são 68 pacientes a menos em UTI.

Ainda sobre o contexto da redução, algumas observações precisam ser feitas. Entre elas, o fato de que a cidade ainda tem fila de espera para leitos de UTI. Ontem, inclusive, houve aumento se considerado com a terça-feira. O número foi de 16 para 19. Já foi de 95 no pico da segunda onda. Outro ponto é a taxa de ocupação nas unidades de saúde, que apresentava 100% dos leitos ocupados em sete das 13 instituições com leitos desse tipo em Sorocaba.

O total de internados em Sorocaba, considerando também os leitos clínicos, era de 327, o menor desde 1º de abril. A cidade chegou a ter 418 pacientes internados, situação registrada em 28 de março. Do total de pacientes confirmados com coronavírus ontem, 207 estão internados, sendo 115 em UTI. Com relação aos pacientes que aguardavam resultado, 121 estavam internados em hospitais da cidade, sendo 40 em UTI. Importante lembrar que os dados dizem respeito somente a moradores de Sorocaba.

Projeções

Um médico ligado à Secretaria de Saúde de Sorocaba e que pediu para não ser identificado, afirmou que as informações estão dentro do projetado há três semanas, dentro do ciclo pandêmico. “Sobe, daí fecham certos setores. Param o transporte público. Diminui a contaminação. Daí, retornam o transporte. Logo sobe novamente, mas não necessariamente na mesma proporção”. Com isso, há várias ondas e um número expressivo de contaminados e/ou vacinados.

Ainda conforme ele, teoricamente, o número de casos e, em consequência, as internações podem aumentar novamente. “Vai mudando as cepas. Enquanto não houver contaminação da maioria ou vacinação massiva, será assim”, adverte. “Sem contaminados expressivos ou vacinados, haverá surtos epidêmicos constantes”, termina. (Marcel Scinocca)