Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cai número de internados em leitos clínicos e UTI de Covid-19 em Sorocaba

14 de Agosto de 2020 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]

Cai número de internados em leitos clínicos e UTI Crédito da foto: Vinícius Fonseca (10/7/2020)

Sorocaba voltou a ter queda em quatro dos cinco principais indicadores de internações relacionados com a Covid-19 nesta quinta-feira (13), em comparação com o dia anterior. Por outro lado, a cidade registrou mais três mortes e mais 112 casos confirmados da doença. Os dados são da Secretaria de Saúde (SES).

De acordo com as informações, o número de pacientes em internações clínicas é o menor em 68 dias. Eram 61 pacientes da cidade internados nesse tipo de leito, sendo que número menor que esse só foi registrado em 6 de junho. As internações de pacientes em UTI, com confirmação ou suspeita da doença, também caíram de quarta para quinta-feira, de 71 para 66 pacientes. É o segundo melhor resultado desde 30 de junho, ou seja, dos últimos 4 dias.

O total de internações também é o menor desde 16 de junho. Conforme os dados, 127 pacientes de Sorocaba estavam internados nas unidades de saúde da cidade. No dia anterior eram 137. O número de pessoas internadas com suspeita da doença caiu, de 71 para 57. É o menor número desde 3 de junho. O único indicador que apresentou aumento foi o de pessoas com confirmação da doença e que estavam internadas. De 66, o número saltou para 70.

Mortes

Os óbitos com a confirmação da doença aumentaram para 295, com a notificações de mais três mortes. As vítimas foram duas mulheres e um homem, com idades entre 65 e 95 anos. Todos tinham comorbidades. As mortes ocorreram entre 12 e 13 de agosto, sendo todas em hospitais públicos de Sorocaba. A cidade ainda tinha na data dois óbitos em investigação.

Casos

A SES também informou que a cidade já possui 11.888 recuperados da Covid-19. O número de descartados por resultados negativos da doença aumentou para 26.133. Com a notificação de mais 112 novos casos confirmados, o número subiu de 12.794 para 12.906. O total de pessoas em recuperação (isolamento domiciliar) era de 653. A cidade também passou de 672 para 720 pessoas com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus e que aguardam resultados.

Leitos

A Santa Casa, principal referência para internações de UTI para pacientes de Sorocaba, teve recuo na taxa de ocupação em leitos desse tipo de quarta para quinta-feira. O número de leitos vazios aumentou de dois para cinco. Também houve diminuição na taxa de ocupação dos leitos clínicos. A unidade possui 10 leitos desse tipo, sendo que oito deles estavam ocupados. No dia anterior, a taxa de ocupação era de 100%.

O hospital de campanha manteve a taxa de ocupação nos leitos clínicos, de 17,33%, com 13 pacientes internados. A unidade não tinha nenhum paciente em seus seis leitos de estabilização.

Nas unidades da rede estadual, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) tinha taxa de ocupação de 80,95%, com dois leitos vagos. O Novo Regional Adib Jatene tinha taxa de ocupação de 93,33%, também com dois leitos vazios. Todos os oitos clínicos do CHS estavam ocupados, sendo que no Adib, 12 dos 16 estavam ocupados.

Na rede privada, as UTIs dos hospitais Unimed, Samaritano e Evangélico tinham taxa de ocupação abaixo de 58%. Enquanto que o hospital Unimed tinha 100% de ocupação em seus 29 leitos clínicos, o Evangélico apresentou taxa de ocupação de apenas 18,75%. (Marcel Scinocca)