Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cai 79% o número de pessoas na fila de espera por UTI Covid

10 de Abril de 2021 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]

Cai 79% o número de pessoas na fila de espera por UTI Covid Ontem, 20 pacientes esperavam por vaga em UTI na cidade, informa a Secretaria da Saúde. Crédito da foto: Fábio Rogério (6/1/2021)

O número de pessoas em fila de espera para UTI Covid, em Sorocaba, caiu 79% desde quando ocorreu o pico na quantidade de pacientes que aguardavam vaga, em março. As informações foram confirmadas pela Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES) ontem (9).

De acordo com a SES, o número de pessoas que esperavam por UTI na data era de 20. O número é a metade do registrado um dia antes, em 8 de abril. Entretanto, em 27 de março, eram 95 pacientes esperando por Unidade de Terapia Intensiva. O números foi reduzindo desde então, conforme tem acompanhado o Cruzeiro do Sul. Em 30 de abril, por exemplo, a quantidade de pessoas aguardando vaga era de 85, caindo para 62 em 3 de abril.

Ocupação alta

Como ainda existe fila de espera, a taxa de ocupação nos leitos de UTI de Sorocaba ainda está alta. Ontem, 10 das 13 unidades de saúde de Sorocaba com leitos do UTI Covid adulto estavam com 100% de ocupação. Na lista, Adib Jatene, Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), Santa Casa, Hospital Amhemed e Santa Lucinda, da rede pública, e Evangélico, Samaritano, Unimed e Amhemed, da rede privada. O Amhemed possui leitos Covid pactuados com a rede particular e pública.

Apesar de toda a rede privada estar com 100% de ocupação, vale lembrar que o Hospital Unimed, por exemplo, estava nessa situação, mas tem oscilado para baixo diariamente no número de leitos ocupados e pactuados. O CTE São Guilherme, que tem dois leitos, não tinha pacientes. Já o CTE Zona Oeste tinha 21 dos 23 leitos ocupados. Por fim, o CTE Zona Norte tinha dois dos quatro leitos ocupados.

Internações

O número de internações em Sorocaba também caiu. De 399 na quinta-feira (8) para 367 ontem. Por outro lado, o número de pessoas em UTI aumentou, de 138 para 169 nas respectivas datas.

Clínicos

Com relação aos leitos clínicos, cinco unidades de saúde de Sorocaba tinham ocupação de 100%. Com relação a fila de espera, oito pacientes estavam aguardando leitos desse tipo. Esse número já ficou próximo de 60. (Marcel Scinocca)