Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cães viviam em situação de abandono na Vila Haro

14 de Abril de 2021 às 00:01

Cães viviam em situação de abandono na Vila Haro Patrulha Ambiental constatou os maus-tratos na segunda-feira. Crédito da foto: Secom Sorocaba

Uma operação realizada pela Patrulha Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) e funcionários da Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Sorocaba, por volta das 18h de segunda-feira (12), constatou a ocorrência de maus-tratos em cães que viviam em situação de abandono, dentro de uma casa na Vila Haro. A proprietária dos animais foi autuada por maus-tratos e a ocorrência também foi registrada na Delegacia Participativa de Polícia (SPP) da Zona Norte.

A Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal, que está ligada à Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), após denúncia recebida, nas últimas duas semanas, fez três visitas ao local, sem conseguir localizar a proprietária do imóvel. Apesar disso, a equipe constatou que havia muita sujeira no quintal, além da presença de três cães adultos e dez filhotes debilitados e em condições inadequadas.

Com a informação de que a dona da casa estaria no local somente à noite, a operação conjunta foi programada e conseguiu identificar a moradora, que autorizou a entrada da equipe no imóvel. Os cômodos estavam repletos de sujeira e os três cães, dois machos e uma fêmea, tinham sido deixados sem água e ração nos comedouros, presos dentro da casa.

Os filhotes não estavam na casa e a moradora disse que os havia entregado em doação para uma entidade com sede em Campinas, questão que será apurada pela Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal. Seriam 16 filhotes no total. A equipe do setor autuou a moradora por maus-tratos e a notificou de que não está autorizada a ter animais de estimação, sem as devidas condições de higiene e bem-estar.

Após o caso ser apresentado na Delegacia, que terá acompanhamento da Polícia Civil e da Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal, os três cães adultos foram recolhidos pela equipe à Sema, para avaliação veterinária e de modo a receber todos os cuidados necessários. Eles, depois, serão castrados e encaminhados para adoção. (Da Redação)