Sorocaba e Região

Cachorro ‘protege’ animal ferido durante temporal em Sorocaba

Animais foram resgatados e ficarão disponíveis para adoção
Os animais foram encontrados molhados e sujos de lama. Crédito da foto: Divulgação

O companheirismo entre dois cachorros chamou a atenção nesta terça-feira (05), durante o temporal que atingiu Sorocaba. A imagem de um dos animais “protegendo” o outro, que estava ferido, viralizou nas redes sociais. Apesar do ocorrido, a história teve um final feliz: os cães foram resgatados e passam bem.

A cena foi flagrada na avenida Paulo Emanuel de Almeida, no Wanel Ville. Um internauta tirou fotos dos cães, que estavam molhados e cheios de lama, perto de uma árvore caída. Um deles, sentado, permanecia ao lado do “amigo”, que estava deitado, aparentemente com as patas traseiras fraturadas.

Leia mais  Cachorras furtadas em Votorantim são encontradas em Sorocaba

 

O comerciante Eric Barreto viu a publicação no Facebook e se comoveu com a situação. Ele foi até o endereço e encontrou os animais ainda no local, sem ninguém por perto. “O macho estava cuidando mesmo, queria morder e não deixava ninguém se aproximar da fêmea, que não conseguia andar”, conta.

Aos poucos, o comerciante foi conquistando a confiança dos animais e conseguiu dar a eles um pouco de ração, além de cobri-los para proteger da chuva. “Apesar do ferimento, eles pareciam bem cuidados”, afirma. Ainda não se sabe se os animais viviam na rua ou se tinham donos.

Um dos animais permaneceu do lado do outro até a chegada do resgate. Crédito da foto: Reprodução

Resgate

Jussara Fernandes, que é presidente do Grupo de Amparo ao Melhor Amigo do Homem (Gamah), também ficou sabendo do caso pelas redes sociais. Ela acionou o resgate de animais da Prefeitura, que é terceirizado. A equipe esteve no local e recolheu os cachorros.

Segundo Jussara, o animal que estava bem foi encaminhado para o Canil Municipal. Já a cachorra ferida foi levada para uma clínica veterinária em Mairinque, onde receberá atendimento, e depois será transferida ao mesmo canil. Eles ficarão disponíveis para adoção.

A presidente do Gamah explica que custos com exames e cirurgias não são previstos no contrato da Prefeitura. Por isso, caso o animal precise ser operado, a cirurgia será custeada pela ong. “Então nós faremos campanhas de arrecadação e contaremos com a ajuda da população”, destaca.

Lealdade é comum entre os animais, afirma presidente do Gamah. Crédito da foto: Acervo Pessoal

Companheirismo

Para Jussara, o companheirismo demonstrado pelos cachorros do Wanel Ville é um exemplo a ser seguido pelos humanos. “Provavelmente eles já viviam juntos há um tempo, seja na rua ou em alguma casa, e um não quis abandonado o outro”, opina.

A presidente afirma que são comuns casos de lealdade desse tipo entre animais. “Às vezes resgatamos um animal atropelado, ou encontramos um deles morto, e encontramos um ‘amigo’ que se mantém ao lado deles”, finaliza.

O Canil Municipal fica na rua Rosa Maria de Oliveira, 345, no Jardim Zulmira. Quem quiser adotar algum animal ou oferecer lar temporário pode entrar em contato pelo telefone 3222-2484.

Comentários