Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cachorro é jogado no lixo e Polícia identifica suspeitos de maus-tratos

04 de Julho de 2019 às 12:50

O cachorro foi encontrado enrolado em um cobertor. Crédito da foto: Cortesia / Polícia Militar

Dois chineses, de 20 e 22 anos de idade, podem responder pelo crime de praticar ato de abuso a animais depois de terem descartado um cachorro dentro de um contêiner de lixo, enrolado num cobertor. O caso, que causou indignação nas pessoas solidárias aos animais, aconteceu pouco antes das 19h30 de quarta-feira (3), na região central da cidade, e só não ficou impune porque testemunhas acionaram a Polícia Militar. Caso sejam condenados, os dois homens podem pegar até um ano de prisão.

[irp posts="138310" ]

 

Com a chegada dos policiais militares e a localização dos autores, foi apurado, inclusive com apoio de um intérprete, que ambos justificaram que por trabalhar muito e não terem tempo de cuidar do cachorro, resolveram abandoná-lo. A dupla de chineses também teria alegado o fator cultural, sendo que na China os cães são normalmente abandonados, podendo inclusive servirem de alimento humano. Eles também alegaram não saber que no Brasil isso não era pemitido. O cão ficou aos cuidados de uma das testemunhas.

Levados ao Plantão Norte, os chineses foram autuados pelo artigo 32 da Lei do Meio Ambiente, que dispõe sobre “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”, com pena variável de três meses a um ano de detenção e multa, podendo ser aumentada de um sexto a um terço, se ocorrer morte do animal. (Adriane Mendes e Aline Albuquerque)