Buscar no Cruzeiro

Buscar

‘Botão do pânico’ muda para ‘Protege Mulher’ e não precisa ser reinstalado

05 de Março de 2020 às 00:01

‘Botão do pânico’ muda para ‘Protege Mulher’ e não precisa ser reinstalado Aplicativo é para mulheres com medidas protetivas da Justiça. Crédito da foto: Secom Sorocaba

Foi encerrada às 18h desta quarta-feira (4) a enquete realizada pela Prefeitura de Sorocaba para escolher o novo nome do aplicativo “Botão do pânico”, que passará a se chamar “Protege Mulher”. A mudança foi necessária porque a denominação “botão do pânico’ foi registrada no Espírito Santo. Por isso, o aplicativo desenvolvido pelos técnicos da Prefeitura de Sorocaba precisou ser rebatizado.

A enquete registrou ao todo 347 votos. Foram apresentadas três opções ao público e a vencedora teve 144 votos, ou 41,5% do total. Em segundo lugar ficou “Alma Segura”, com 130 votos (37,5%) e em terceiro “Salve Mulher”, com 73 votos (21%). A escolha do novo nome foi realizada pela enquete para voto popular, disponibilizada no portal da Prefeitura de Sorocaba e pelas redes sociais (Facebook e Instagram). A consulta começou no dia 28 de fevereiro.

[irp posts="64435" ]

 

Para as mulheres que já estão cadastradas, o aplicativo continuará o mesmo. Não há necessidade de realizar um novo cadastro ou reinstalá-lo. Às novas usuárias do serviço, é necessário comparecer ao Centro de Referência da Mulher (Cerem) com o Boletim de Ocorrência em mãos e uma Medida Protetiva expedida pela Justiça.

A vítima receberá orientação sobre o programa de proteção e como utilizar o aplicativo. Segundo a Prefeitura, é importante destacar que o celular precisa estar permanentemente conectado à internet. Caso o aplicativo seja acionado, imediatamente um aviso com a exata localização da vítima é enviado ao Centro de Operações e Inteligência (COI) da Guarda Civil Municipal (GCM), que irá em auxílio. (Da Redação)