Buscar no Cruzeiro

Buscar

Bombeiros lançam ações educativas contra as queimadas em Sorocaba

02 de Junho de 2019 às 07:35
Ana Claudia Martins [email protected]

Bombeiros lançam ação contra as queimadas Praticar queimada é uma ação criminosa e a multa para o infrator pode chegar a R$ 2.800. Crédito da foto: Adival B. Pinto / Arquivo JCS (20/8/2013)

Como parte da programação de abertura da Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), e o Corpo de Bombeiros lançam nesta segunda-feira (3) ações educativas para conscientizar a população sobre os problemas provocados pelo fogo e diminuir o número de focos de incêndio na cidade.

Chamada de Campanha Educativa de Prevenção às Queimadas, a programação contará ainda com exposição de animais taxidermizados, além da apresentação da Brigada de Incêndio. O evento é uma das iniciativas da Sema para marcar a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, que é celebrado anualmente no dia 5 de junho.

O capitão João Luiz Gomes Carneiro, do Corpo de Bombeiros de Sorocaba, afirma que a corporação também lançará na abertura da semana -- que acontecerá em cerimônia às 9h na sede da Sema (rua Santa Maria, 197, na Vila Hortência) -- sua ação de combate às queimadas, que é um crime ambiental, por meio da operação Corta Fogo.

Segundo ele, o objetivo é alertar os sorocabanos sobre o aumento dos incêndios e das queimadas em vegetações e matas nativas, por conta do tempo seco e da estiagem dessa época do ano. “Durante o período de outono e inverno, devido ao ar seco e à falta de chuva, o acúmulo de poluição aumenta e torna as queimadas mais propensas, trazendo uma série de problemas ambientais. Por isso, é importante que a população evite colocar fogo em terrenos baldios, evite jogar bitucas de cigarro às margens de rodovias, evite soltar balões, além de nunca queimar o lixo e ainda evitar acender fogueiras perto de matas, principalmente em dias de vento. Estamos com viatura e equipe preparadas, pois nessa época do ano as ocorrências de incêndios e queimadas aumentam consideravelmente, mas é preciso evitá-las e combatê-las”, destaca Gomes.

O capitão recomenda que as ocorrências devem ser comunicadas ao Corpo de Bombeiros pelo 193, à Patrulha Ambiental pelo 199 ou ainda para o Disque Denúncia, pelo 181. “Para os infratores, vale o alerta de que queimada é crime e a multa pode chegar a até R$ 2.800. É importante também que a população entenda que queimada faz mal às pessoas, aos animais e ao ambiente. Além de ser crime ambiental”, aponta.

Segundo o titular da Sema, Jessé Loures, a programação da Semana do Meio Ambiente pretende sensibilizar a população sobre a importância da conservação e recuperação da biodiversidade em Sorocaba. “Teremos plantio de árvores, visitas monitoradas, exposições, blitz, doação de mudas, workshop, lançamento da Plataforma do Observatório da Biodiversidade, entre outras atividades”, diz.

A programação completa da Semana do Meio Ambiente está disponível em no site de notícias da Prefeitura de Sorocaba. (Ana Cláudia Martins)