Buscar no Cruzeiro

Buscar

Biodiversidade local tem 2º volume de livro lançado hoje

17 de Dezembro de 2020 às 00:01

Biodiversidade local tem 2º volume de livro lançado hoje Crédito da foto: Luiz Setti / Arquivo JCS (24/4/2014)

Hoje (17), às 19h, a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), e a Universidade Paulista (Unip), por meio do curso de Ciências Biológicas, vão lançar o livro “Biodiversidade do Município de Sorocaba: Atualização e Subsídios para a sua Conservação”. O evento será on-line pela plataforma Zoom: https://zoom.us/j/92395225491.

Trata-se do segundo volume do livro “Biodiversidade do Município de Sorocaba”, lançado pela Sema em 2014, obra que contou com a participação de cerca de 60 pesquisadores de instituições e universidades de Sorocaba, com o objetivo de colocar a conservação da biodiversidade como elemento-chave na política ambiental do município. A primeira edição pode ser conferida no site da Sema: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/educacaoambiental/publicacoes-ea/.

“Uma publicação como essa traz o conhecimento sobre a biodiversidade da nossa cidade, facilitando o acesso dos cidadãos à informação e criando instrumento de pesquisa de referência. É um documento que traz subsídios para a tomada de decisões para o desenvolvimento de políticas públicas que visam proteger e conservar os recursos naturais do nosso município e isso é fundamental”, destaca o secretário do Meio Ambiente, Maurício Tavares da Mota.

O segundo volume teve início em 5 de junho de 2019, no Dia Mundial do Meio Ambiente, quando a Sema e a Unip fizeram evento sobre a biodiversidade de Sorocaba, com palestras, apresentações e discussões sobre o tema e até o lançamento do portal Observatório da Biodiversidade de Sorocaba. “Nós chamamos todos os pesquisadores das universidades de Sorocaba e região, inclusive aqueles que participaram da primeira edição do livro, e tratamos da formatação e elaboração desta versão atualizada”, conta o professor da Unip, Welber Smith. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)