Buscar no Cruzeiro

Buscar

Câmera flagra furto de bicicleta no Centro de Sorocaba; assista

31 de Outubro de 2018 às 12:24

https://www.youtube.com/watch?v=FPl1pBKdZJU

O furto de uma bicicleta na região central de Sorocaba foi registrado por uma câmera de segurança de um estabelecimento comercial. A ação do criminoso ocorreu terça-feira (30), por volta das 15h30, na avenida Barão de Tatuí - perto do cruzamento com a avenida Juscelino Kubitschek -, uma das vias mais movimentadas da cidade.

As imagens mostram o homem caminhando pela calçada da avenida Barão de Tatuí, sentido bairro. Ele observa a bicicleta estacionada em frente a uma clínica de saúde ocupacional, tira um alicate escondido debaixo da roupa, corta uma corrente e sai pedalando tranquilamente no sentido Centro.

A dona da bicicleta é a comerciante Ester Patriarca. Segundo ela, o veículo ficou preso na barra de um portão. “Eu iria colocar a bicicleta perto da porta de vidro, mas tinha muito carro estacionado ali”, lembra.

[irp posts="36990" ]

Ester permaneceu cerca de 40 minutos dentro da clínica para uma consulta médica. Ao sair do prédio, a bicicleta não estava mais no local. O furto foi confirmado com a ajuda de uma câmera de monitoramento.

A bicicleta furtada é da marca Alfameq. Tem a cor vermelha, aro 29 e possui vários adesivos.

Número de furtos

Em cinco anos, Sorocaba teve uma redução de 34,71% nos casos de furtos e de 41,89% nos roubos de veículos no primeiro semestre. Os dados foram publicados em agosto deste ano pelo jornal Cruzeiro do Sul. Os furtos de veículos caíram de 1.354 nos primeiros seis meses de 2013 para 884 no mesmo período de 2018, enquanto os roubos passaram de 401 para 203.

Em relação ao mesmo período de 2017, também ocorreu redução de 22,84% nos casos de roubos (de 302 para 233) e uma pequena elevação de 2,4% nos de furtos (de 863 para 884). Apesar da redução desse tipo de crime, o receio de ter o carro furtado ou roubado ainda é o grande motivador para que as pessoas façam seguros patrimoniais para seus automóveis. E as quedas estatísticas, embora influenciem, não necessariamente significaram um seguro mais barato.

Combate ao crime

Para a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), a queda de furtos e roubos de veículos é fruto do trabalho das polícias Civil e Militar que, por meio de ações integradas, ainda teriam repercutido na prisão de 2.522 pessoas, além de 491 veículos recuperados e 106 armas de fogo apreendidas neste ano na região. Algumas das ações citadas para o combate a esses tipos de crimes seriam a implantação do sistema Detecta na região, em setembro de 2017, com 56 pontos de fiscalização e 112 leitores de placas, além da aquisição de viaturas.

Fiscalizações semanais em desmanches do município são realizadas pela Polícia Civil de Sorocaba. O Comando de Policiamento do Interior 7 (CPI-7) ainda informa realizar ações preventivas desenvolvidas por policiais da Força Tática, Radiopatrulhamento, Ronda Escolar, Policiamento Comunitário e Rocam. A secretaria destaca como resultado dessas ações a prisão, no último dia 11, de um homem, de 47 anos, que tinha cinco mandados de prisão expedidos contra ele por furtos.

Galeria

Confira a galeria de fotos