Buscar no Cruzeiro

Buscar

Batalhão de Ações Especiais pode chegar a Sorocaba só em 2022

24 de Setembro de 2019 às 23:00

Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep). Crédito da Foto: Gilberto Marques/GESP

Não há data definida para que Sorocaba possa contar com um Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep). A informação é da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) e foi repassada ao jornal Cruzeiro do Sul.

[irp posts="168962" ]

 

De acordo com a pasta, há a intenção de instalar o Baep em Sorocaba, entretanto, isso deverá ocorrer até 2022, quando 11 Baeps deverão ser implantados em todo o Estado.

O governo estadual frisou que trabalha para ampliar o número de Batalhões de Ações Especiais de Polícia. “Na atual gestão, quatro novas unidades já foram inauguradas (Presidente Prudente, São José do Rio Preto, São Bernardo do Campo e na Capital) e outras duas serão entregues em dezembro (Piracicaba e Ribeirão Preto). Outros 11 Baeps serão inaugurados até 2022, incluindo um na região de Sorocaba”, destaca.

Em 19 de agosto deste ano, o tenente-coronel Aleksander Toaldo Lacerda, comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI-7 ), confirmou que Sorocaba receberia uma unidade do Baep. O comandante disse que o atual efetivo da cidade não pode ser dividido com o batalhão especial e que a partir do ano que vem o trabalho de definição da tropa será feito com mais força.

A instalação dos batalhões com treinamento especial foi uma das promessas do governador João Doria (PSDB).

Os policiais do Baep recebem treinamentos específicos em ações especiais semelhante ao que faz a Rota em São Paulo, com operação coordenada junto com outras forças de segurança, como Polícia Civil, Polícia Federal e Gaeco. (Da Redação)