Buscar no Cruzeiro

Buscar

Barreiras sanitárias abordam 20 mil veículos em Sorocaba

30 de Março de 2021 às 00:01

Barreiras abordam 20 mil veículos Abordagens ocorrem na avenida São Paulo e outros quatro pontos. Crédito da foto: Divulgação / Secom Sorocaba

As barreiras sanitárias montadas pela Prefeitura de Sorocaba, em cinco pontos da cidade, abordaram 19.613 veículos com placas de outros municípios nos primeiros quatro dias de operação. As ações diárias tiveram início na última quinta-feira (25) e, de lá para cá, 37.085 pessoas, entre motoristas e passageiros, tiveram a temperatura corporal aferida e foram orientadas sobre evitar a circulação na cidade, sem necessidade.

As barreiras vão funcionar até o dia 4 de abril, das 7h às 22h, na avenida Eng. Carlos Reinaldo Mendes (em frente ao Paço Municipal), avenida Ipanema (próximo à entrada do Jardim Botucatu), avenida Dom Aguirre (ao lado da Casa do Turista), avenida São Paulo (altura do número 4.500) e avenida Armando Pannunzio (altura do número 1.120).

Na quinta-feira (25/3), houve a abordagem de 5.477 veículos e de 10.071 pessoas, além de 5.726 e de 11.176 pessoas, respectivamente, na sexta-feira (26/3), dia que registrou o maior número de averiguações. Já no sábado (27), os dados atualizados indicam 4.208 veículos e 7.909 pessoas que passaram pela inspeção, quantidade que praticamente se manteve no domingo (28), quando 4.202 veículos e 7.929 pessoas foram abordados nas barreiras.

“Foi o fim de semana mais tranquilo deste ano em Sorocaba, do ponto de vista de ocorrências de aglomerações. As barreiras sanitárias, iniciadas na véspera do feriadão de São Paulo, estão sendo importantes nesse sentido. O principal papel delas, o preventivo, tem sido feito, que é inibir a vinda dos paulistanos e de moradores de outras cidades para cá, pois a Baixada Santista tem acesso restrito e conseguimos diminuir esse deslocamento do fluxo para a região de Sorocaba”, analisa o secretário de Segurança Urbana, Coronel Vitor Gusmão.

O coronel ainda elogiou a atuação das equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), de agentes de trânsito, profissionais da área da saúde e da Polícia Militar (PM), na abordagem dos veículos de outros municípios nas barreiras sanitárias. Casos de pessoas em estádio febril ou suspeita de Covid-19, identificados nas barreiras sanitárias, são orientados a seguir até uma unidade de saúde.

“As pessoas de outras cidades, caso não tenham uma justificativa, são orientadas a retornarem para o município de origem. Também verificamos se elas têm máscaras e álcool em gel”, aponta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Ana Paula Diegues. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)