Buscar no Cruzeiro

Buscar

Bar funciona como espécie de biblioteca comunitária

05 de Julho de 2018 às 15:36

Clássicos da literatura brasileira, ensaios filosóficos e biografias de astros do rock compõem o diversificado cardápio de livros disponíveis sobre cada uma das 60 mesas de um restaurante e pizzaria de Araçoiaba da Serra. De acordo com André Gimenez Filho, proprietário do Nenio Rock Bar, a iniciativa é uma forma de convidar os clientes a descobrir e saborear os prazeres da leitura. Além de ser uma espécie de biblioteca comunitária -- os livros são emprestados gratuitamente --, o estabelecimento situado na Praça Coronel Almeida, 159, próximo à Igreja Matriz, funciona como sede do Clube de Leitura de Araçoiaba da Serra (Clas).

Criado há dois anos e com cerca de dez membros fixos, o clube se reúne todas as quartas, às 20h30, para trocar livros, indicar sugestões de obras e críticas literárias e apresentar a sua própria produção. Os encontros são gratuitos e abertos a todos os interessados. Desde o início deste ano, todas as quartas, a partir das 21h, o espaço também recebe sarau cultural, com microfone aberto para declamações de poesia e apresentações musicais. "O regulamento é não ter regulamento. Aqui todo mundo pode mostrar a sua veia artística", afirma André. Eventualmente, o espaço é transformado em cineclube.

André conta que a ideia de disponibilizar os livros surgiu quando notou que boa parte da clientela aguardava as refeições se distraindo nas telas luminosas dos smartphones. Os exemplares fazem parte de um acervo de cerca de 400 títulos, todos oriundos de doações. Segundo André, a lista reúne clássicos da literatura brasileira, de nomes como Machado de Assis a José de Alencar, passando por obras de filósofos como Foucault e Nietzsche, até livros-reportagens de bandas e biografias de estrelas do rock como John Lennon e Paul McCartney.

Boa parte deste acervo, afirma o comerciante, veio de um projeto desenvolvido nos últimos anos pela incentivadora cultural e uma das fundadora do Clas, Maria Amália, que arrecadava livros e disponibilizava para empréstimos em um ponto de ônibus da cidade e, também, na feira de produtores orgânicos que ocorria na região central.

Ex-bancário, André assumiu o bar e lanchonete fundado por seu pai, conhecido como Nenio, falecido há cinco anos. Inaugurado em 1971, o estabelecimento permanece, desde então, no mesmo prédio que, anos antes, funcionou como sede do extinto clube Campo Largo.

Fã dos Beatles desde a adolescência, ele ainda transformou a paixão pelo quarteto de Liverpool na decoração do bar, que reúne a discografia completa da banda -- incluíndo LPs importados e raros --, além de centenas posteres, fotografias e revistas. Ao contrário dos livros, o acervo dos Beatles tem status de relíquia da família e não pode ser retirado do espaço.

Às sextas e sábados, a partir das 21h, o bar também recebe apresentações musicais ao vivo, com bandas de blues e de rock nacional e internacional vindas de várias cidades da região, com entrada gratuita. "Temos uma agenda fechada até outubro", afirma. A atração de hoje é a banda Front the bush. Já amanhã, um trio feminino apresenta show de rock acústico.