Sorocaba e Região

Bancos abrem nesta sexta; depois, só no ano que vem, dia 2 de janeiro

Serviços públicos também fecham durante o feriado; funcionam apenas os PAs e UPHs e o plantão do Saae
Bancos abrem hoje; depois só na quarta-feira
Os bancos atenderão nesta sexta-feira (28), mas contas que vencem no feriadão podem ser pagas até quarta, sem multas. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (7/10/2016)

As agências bancárias funcionam normalmente nesta sexta-feira (28) até às 16h, mas depois voltarão a atender os clientes somente na próxima quarta-feira, dia 2 de janeiro, às 10h, permanecendo fechadas durante o feriadão de ano-novo, informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). As contas de consumo (água, luz, telefone, gás encanado e TV por assinatura, por exemplo) e os carnês que vencerem nestas datas poderão ser pagas no dia 2, sem a incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

O feriado de ano-novo também altera a rotina de funcionamento de serviços públicos e comércio local. A Prefeitura de Sorocaba, no Alto da Boa Vista, atenderá ao público até às 17h de hoje e retomará as atividades somente na próxima quarta-feira. Casas do Cidadão, Policlínica Municipal e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também seguem o mesmo esquema de funcionamento da prefeitura para este período.

Já serviços essenciais como os Pronto-Atendimentos (PAs) e Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) funcionam normalmente, inclusive em feriados e fins de semana. O Saae-Sorocaba atenderá a população por esquema de Plantão 24 horas, pelo telefone 0800-770 11 445.

A coleta de lixo doméstico na área urbana de Sorocaba não será feita dia 1º de janeiro. O serviço será paralisado a meia-noite do dia 31 de dezembro, retornando normalmente no dia 2 de janeiro. A Secretaria de Saneamento (Sesan), por meio de nota, pediu que os moradores se atentem quanto ao horário de passagem dos caminhões e que descartem o lixo apenas momentos antes de serem recolhidos para evitar o acúmulo ou que os animais acabem espalhando pelas vias.

Comércio

O shopping Iguatemi Esplanada funciona em horário especial nos próximos dias. Até o dia 30 de dezembro o shopping abre das 10h às 22h e na véspera do Ano Novo, dia 31 de dezembro, todas as lojas do Iguatemi Esplanada funcionam das 10h às 16h. No primeiro dia de 2019 todas as lojas estarão fechadas, com funcionamento opcional das 11h às 20h para as lojas de lazer e alimentação.

As lojas do shopping Cidade Sorocaba funcionarão amanhã e no domingo em horário normal, das 10h às 22h e das 10h às 20h, respectivamente. Já na véspera de Ano Novo, das 10h às 16h. No dia 1º o shopping estará fechado. No shopping Pátio Cianê amanhã e no domingo, o funcionamento será normal. Já na véspera do ano-novo, o shopping funcionará das 10h às 18h. No dia 1º de janeiro o estabelecimento abre das 12h às 20h, apenas na praça de alimentação e nas atividades de lazer, como o cinema.

No Sorocaba Shopping as lojas também funcionam das 10h às 22h amanhã e das 10h às 20 no domingo. Na segunda das 10h às 18h e na terça a abertura é facultativa, com a alimentação e lazer funcionando das 13h às 19h.

Lazer

Bancos abrem hoje; depois só na quarta-feira
Parques municipais, como o da Água Vermelha, no Jardim Europa, não cobram ingresso dos visitantes. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (2/6/2017)

Os parques municipais Quinzinho de Barros, Jardim Botânico Irmãos Villas-Bôas, da Biquinha e da Água Vermelha João Câncio Pereira, funcionarão nos quatro dias, como também o Museu da Estrada de Ferro e o Museu Histórico Sorocabano. Entre os quatro parques, três são com entrada gratuita, com exceção do Zoológico Municipal Quinzinho de Barros. Os visitantes podem conferir cerca de 1.200 animais de 281 espécies diferentes, sendo algumas ameaçadas de extinção. O valor do ingresso é de R$ 8 para pessoas de 12 a 59 anos; e R$ 4 para crianças de 5 a 11 anos. Crianças até 5 anos, idosos acima de 60 anos completos e pessoa com deficiência, garantindo-se ao seu acompanhante, quando necessário e quando comprove estar nessa condição, são isentos de pagamento do ingresso. O zoo está localizado na rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. 

Comentários