Sorocaba e Região

Banco de Leite de Sorocaba recebe doação de equipamentos

Rotary Club Novos Tempos fez ontem a entrega de máquinas de pasteurização, ordenha e freezer
Banco de Leite recebe doação de equipamentos
Equipamentos foram adquiridos por meio de projetos do clube. Crédito da foto: Emidio Marques

O Banco de Leite de Sorocaba recebeu do Rotary Club Novos Tempos a doação de equipamentos para pasteurização, coleta e armazenamento de leite. Segundo Valdirene Fátima César, responsável técnica do Banco de Leite, com os novos itens é possível aumentar em 30% a capacidade de trabalho do setor, porém a necessidade maior segue sendo a de doação de leite. “Temos os recursos, os equipamentos, mas infelizmente é preciso que mais mães amamentando se solidarizem e façam as doações”, alertou.

Dolores Ferreira Borges dos Reis, atual presidente do Rotary Novos Tempos, contou que a doação dos itens foi possível através de projetos do clube, formado somente por mulheres. “Sabemos da importância do Banco de Leite e por isso optamos por contribuir”, disse. Atualmente, o Banco de Leite de Sorocaba atende 40% da demanda de crianças que precisam das doações, com 50 doadoras cadastradas. O leite é disponibilizado para pacientes de UTI neonatal, UTI pediátrica, pediatria e pronto-socorro pediátrico do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) e em outros hospitais da cidade.

Leia mais  1º dia do mutirão de ortopedia atende 90 pacientes em Sorocaba

 

Estrutura

Banco de Leite recebe doação de equipamentos
Representantes do Rotary, Seconci e CHS registraram a doação. Crédito da foto: Emidio Marques

Uma reforma no setor do Banco de Leite deve ser iniciada neste mês, segundo Maristela Honda, vice-presidente do Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP), Organização Social (OS) que assumiu a gestão do CHS em novembro do ano passado. “Trabalhamos sempre buscando melhorias para o CHS e as doações são muito bem-vindas”, disse Maristela. As reformas no local serão feitas com verba repassada pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e deve ampliar e modernizar o setor. O custo não foi divulgado.Entre as doações, estão máquina de pasteurização, freezer e também aparelhos de ordenha.

Leia mais  Banco de Leite atende apenas 40% dos bebês internados em hospitais

 

Banco de Leite recebe doação de equipamentos
Paulo Quintaes: serviço será ampliado. Crédito da foto: Emidio Marques

Atualmente, segundo Paulo Quintaes, superintendente do Seconci-SP, a OS viabilizou um carro e um motorista do CHS para fazer a retirada de leite na casa das mães doadoras, mas com a futura ampliação, mais um carro seria importante. “Tinha um carro doado pelo próprio Rotary que atendeu por muitos anos o Banco de Leite, mas era um automóvel já muito antigo e quando o Seconci assumiu ele já estava inutilizado, então providenciamos a retirada com equipe do próprio CHS”, explicou.

Leia mais  Parceria entre Seconci e Rotary Club promove testes de hepatite em Sorocaba

 

A vereadora Cíntia de Almeida, autora da lei que institui o mês de agosto como “Agosto Dourado”, em referência ao aleitamento materno, também participou da entrega das doações. (Larissa Pessoa)

Comentários

CLASSICRUZEIRO