Buscar no Cruzeiro

Buscar

Bacias de contenção vão receber desassoreamento para prevenir enchentes

04 de Novembro de 2020 às 00:01

Bacias de contenção vão receber desassoreamento para prevenir enchentes Serviço consiste na limpeza, roçagem e remoção dos bancos de areia dos lagos dos parques. Crédito da foto: Divulgação / Secom-Sorocaba

As bacias de contenção do bairro Campolim estão recebendo limpeza e desassoreamento pelo Departamento de Drenagem do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, para que o sistema permaneça preservado e em condições de funcionamento pleno nos períodos de fortes chuvas. Essa intervenção é realizada periodicamente, segundo a Prefeitura.

Implantado pela autarquia no final dos anos 1990, o sistema de contenção e drenagem de águas de chuva eliminou os alagamentos que até então eram registrados naquela região. Num total de quatro, as bacias têm a função de comportar as águas pluviais por um determinado período, até que atinjam os extravasores, quando então são escoadas gradativamente por um dispositivo de drenagem, evitando assim enchentes de ruas e avenidas do bairro.

Na semana passada, o trabalho ficou concentrado na bacia de contenção localizada no Parque Kasato Maru, no cruzamento das avenidas Antônio Carlos Comitre e Washington Luiz, e com a sua conclusão o local retomou o seu visual de origem e a sua plena capacidade de contenção, após a remoção dos bancos de areia até então existentes e o mato que se formou sobre eles.

Mato e lixo

Nesta semana, a autarquia está intervindo na primeira das três bacias existentes no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no final da avenida Domingos Júlio, proximidades da rodovia Raposo Tavares.

O trabalho, que vem sendo executado com a utilização de máquina escavadeira hidráulica de braço longo, consiste na retirada do sedimento que ficou depositado no fundo da bacia de contenção, cujo material vem sendo transportado por três caminhões e depositado em aterro apropriado, além de remoção de mato e todo tipo de lixo que é carreado em dias de chuva, principalmente garrafas pet em grande quantidade.

A previsão do Saae/Sorocaba é de que esse trabalho seja concluído até o final desta semana, visto que as outras duas bacias do parque encontram-se preservadas e não vão precisar dessa intervenção.

RDC Água Vermelha

Para a próxima semana está programado o início do trabalho de limpeza e desassoreamento da bacia de contenção 1 do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) do córrego Água Vermelha, no cruzamento das avenidas Washington Luiz e Bento Mascarenhas Jequitinhonha, na região da Vila Jardini.

De acordo com o Saae, estas intervenções são necessárias como forma de preparar esses locais para a sua função de evitar enchentes e alagamentos mais sérios no período de chuvas de verão. (Da Redação, com informações do Saae / Sorocaba)