Buscar no Cruzeiro

Buscar

Avenida sem iluminação preocupa moradores de bairros da zona norte

26 de Setembro de 2018 às 08:08

Pedestres são obrigados a caminhar por um longo trecho no escuro. Foto: Erick Pinheiro

O medo de ser vítima de assalto e de violência é constante para quem tem de passar à noite pela avenida José Carlos de Freitas, na zona norte de Sorocaba. A via faz a ligação dos bairros Recreio dos Sorocabanos, Maria Eugênia e Caguaçu e não conta com iluminação, por isso ao escurecer os pedestres são obrigados a caminhar por um longo trecho no escuro. A avenida também é o caminho de estudantes que frequentam a escola no período noturno e precisam passar por ali por volta das 23h, o que tem gerado mais preocupação por parte dos pais.

Conforme o eletricista Claudio Mulero Júnior, líder comunitário do bairro Recreio dos Sorocabanos, e que mora no local há mais de 30 anos, antes aquela via era uma rua de terra, mas com a abertura da avenida, colocaram postes e não instalaram iluminação. “Já teve muito assalto por aqui”, diz.

A pintora aposentada Magda Cuani, que mora em um condomínio bem próximo à avenida, disse que evita sair à noite. “Essa via é muito escura, tenho medo de passar por ali, não sei por que não colocam iluminação”, reclama.

Igualmente o auxiliar de almoxarifado Richard Rodrigues Teixeira tem receio de caminhar pela avenida. “Além da escuridão, dos dois lados tem mato e buraco”, afirma.

Luz e ônibus

Os moradores querem que a Prefeitura resolva o problema o quanto antes, mas o órgão municipal não informa prazos. Claudio disse que já entrou em contato com o poder público e nada foi feito. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Conservação, Serviços e Obras (Serpo), informa que funcionários da pasta deverão ir até o local para fazer levantamento sobre a situação apontada pela reportagem.

Claudio também lembra da dificuldade com o transporte coletivo naquela região e afirma que os moradores sofrem muito com a falta de ônibus, por isso reivindica que sejam colocados mais carros na Linha 26 - Ipanema Bom Jesus.

Questionada, a Urbes - Trânsito e Transporte afirma que no momento há uma limitação para circulação pela região, em razão da dificuldade de manobras de ônibus pela rua Seraphim Banietti.

Galeria

Confira a galeria de fotos