Buscar no Cruzeiro

Buscar

Áudio denuncia bastidores da eleição da Mesa na Câmara de Votorantim

24 de Março de 2019 às 06:31
Marcel Scinocca [email protected]

Áudio denuncia bastidores da eleição da Mesa Diretora na Câmara de Votorantim Na conversa, são citados vereadores do legislativo da cidade. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (28/9/2017)

Em um áudio que circula em redes sociais e no aplicativo WhatsApp, atribuído ao vereador Heber Martins (PDT), da Câmara de Votorantim, e um interlocutor, são citados detalhes que seriam parte dos bastidores da eleição de Mesa Diretora do legislativo da cidade. No material, supostamente uma conversa telefônica, há afirmações de Martins relacionadas a quantias em dinheiro, que seriam “liberadas” após a eleição, sobre o que ele pensa de alguns colegas parlamentares e até de caminhos que poderiam interferir em decisões do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP).

O áudio tem mais de 18 minutos e é iniciado com a cobrança de um valor que o vereador, aparentemente, teria ficado de repassar para outra pessoa de forma contínua. “Tem como você dar aquele ‘quinhentão’ segunda-feira? Vou comprar ‘metalon’ com ele”, questiona, justificando, o interlocutor de Martins. O vereador fala em dar “cem” e justifica, ao ser cobrado, de que se comprometeu a dar quinhentos. “Não tenho, fio... quebrado.”

Na sequência, é citada a eleição da Mesa. “Precisa ganhar a Mesa logo pra nós pegar o dinheiro”, diz. “Pegar a Mesa?”, questiona o interlocutor. “Pra pegar o dinheiro”, ressalta o vereador. “Mesa do que você fala?”, questiona, mais uma vez, o interlocutor, aparentemente sem entender do que se trata. “Da Câmara. É de lá que vai sair o quinhentão”, emenda a voz que seria de Heber Martins. Pelo áudio, não se sabe, de fato, se os valores se referem a R$ 500 ou R$ 500 mil.

Logo em seguida, ambos começam a falar sobre os bastidores da eleição da Mesa, que foi judicializada na cidade. Em vários momentos eles criticam a maneira como os processos são conduzidos. Em um dos pontos, aparentemente se referindo a um vereador, o interlocutor diz que ele é bom, mas é “meio locão”. Durante a ligação, por várias vezes vereadores são xingados, inclusive chamados de burros.

A conversa flui e parte para a citação de um agravo, feito ao Tribunal de Justiça de São Paulo. Nesse ponto, a voz atribuída a Heber Martins fala do que seria uma facilidade para se resolver o problema. “Eles não souberam usar a força que têm. É questão de um telefonema”, afirma, referindo-se à possibilidade da intervenção de um membro da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) no processo. Nesse trecho é citada a vereadora Fabíola Alves (PSDB) que, naquele momento, fazia composição com uma das chapas que disputavam a eleição.

Perícia

Áudio denuncia bastidores da eleição da Mesa Diretora na Câmara de Votorantim Heber Martins diz que pedirá parecer técnico pericial do material. Crédito da foto: Aldo V. Silva / Arquivo JCS (1/1/2017)

Heber Martins se pronunciou, por meio da sua assessoria. Em nota, ele diz lamentar o fato e afirma que pediu um parecer técnico pericial. “Constatou-se tratar-se de um vídeo com áudio e trechos adulterados de forma fraudulenta, conforme laudo realizado pelo perito criminal”, comenta.

Questionado sobre de que material será pedida a perícia, já que, além do áudio -- aparentemente, da conversa bruta, sem edição, à qual se refere a reportagem -- também há um vídeo com trechos editados da conversa. Em resposta, o vereador disse que não teve acesso ao material da conversa na íntegra.

Ainda, conforme ele, foi uma conversa informal e que vem trazendo transtorno e inverdades. “Entendo ser uma forma de retaliação por políticos maquiavélicos, desde o nosso posicionamento para as eleições do Executivo em 2020 ter-se tornado público, tendo despertado o ódio e ambição pelo poder. Estou em meu quarto mandato, sempre pautado pela ética e respaldado pela população, que confia em meu trabalho”, acrescenta.

Citados

Além do TJ, a ligação telefônica também cita outras pessoas. Todos foram procurados pelo jornal Cruzeiro do Sul. O Legislativo de Votorantim afirmou na quinta-feira, dia 21, que tomou conhecimento do referido áudio do vereador, pelas redes sociais, e por meio de uma manifestação verbal do parlamentar durante a sessão ordinária da última terça-feira, dia 19. “Portanto, sobre o fato de colocar em prática qualquer tipo de medida legal, isso não está sendo realizado, pois o legislativo não recebeu nenhum tipo de denúncia formal sobre o caso.”

O Tribunal de Justiça de São Paulo afirmou “que não há qualquer tipo de intervenção política nas decisões judiciais, uma vez que a independência do Poder Judiciário e a imparcialidade do magistrado são essenciais para a democracia.”

A vereadora Fabíola Alves (PSDB) disse que ficou surpresa ao saber do áudio envolvendo o vereador e suas declarações e que espera que tudo seja esclarecido o quanto antes. Ela ressaltou que estuda, com seus advogados, as medidas a serem tomadas. (Marcel Scinocca)

Galeria

Confira a galeria de fotos