Associação Comercial ocupará casarão do Mosteiro de São Bento

Por

Proposta da Acso é de que o local também receba projetos culturais. Crédito da foto: Emidio Marques (6/11/2019)

Proposta da Acso é de que o local também receba projetos culturais. Crédito da foto: Emidio Marques (6/11/2019)

A Associação Comercial de Sorocaba (Acso) assinou contrato de locação com o Mosteiro de São Bento para uso de uma das unidades do conjunto arquitetônico, localizada na esquina do Largo São Bento com a rua Dr. Arthur Martins, no centro de Sorocaba. O empresário Sérgio Reze, presidente da Associação, prevê que a sede administrativa da entidade será transferida para o novo endereço em janeiro de 2020.

O anúncio foi feito após a falta de resposta do governo do Estado a uma proposta feita no ano passado pela Acso para ocupar o prédio da antiga Oficina Grande Otelo, conhecido como Fórum Velho, na praça Frei Baraúna. A Associação projetou investimentos da ordem de R$ 4 milhões nesse prédio para instalação de suas atividades e, em contrapartida, abriria as instalações também para uso da comunidade com projetos culturais. Como não houve retorno, a Associação desistiu desse plano para se conduzir ao imóvel do Mosteiro de São Bento.

O novo endereço é um casarão com jardim, onde já funcionou uma escola e também uma companhia da Polícia Militar. De acordo com Reze, o contrato foi firmado a partir de proposta feita pela Associação ao Mosteiro de São Bento para locação pelo período de nove anos. Com o uso do imóvel para sediar suas atividades, a Associação tem a atribuição de cuidar do local e isso será feito dentro das normas de proteção da unidade como patrimônio histórico. “As características originais serão mantidas”, disse Reze.

O presidente da Acso informou que o espaço também será aberto para a população e o aluguel ajudará o Mosteiro a fazer os projetos de restauração que estão em andamento. Com isso, ele prevê a possibilidade de também serem desenvolvidos projetos culturais no espaço que será ocupado pela Associação. “Sem dúvida alguma é em benefício da cidade e da comunidade”.

Reze informou que a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba foi convidada a compartilhar o ambiente do novo endereço. Segundo ele, os engenheiros e arquitetos conhecem o que pode e o que não pode ser feito no prédio em virtude de ser um patrimônio da cidade, e vão ajudar a Acso no projeto de ocupação e uso do imóvel. E poderão usar as dependência também para suas atividades. “Serão muito bem recebidos”.

O padre Rocco Fraioli, da Ordem de São Bento, falou sobre o contrato de locação: “Para a cidade toda é muito bom porque a Associação Comercial é uma instituição respeitável e bastante atuante na nossa cidade”. Esclarecendo os cuidados especiais com o imóvel em função de o Mosteiro ser tombado como patrimônio, informou que o imóvel não pode ser alterado nas suas partes aparentes, como a fachada e o telhado. E isso vale para um raio de 300 metros em torno do Mosteiro. Perguntado se o aluguel vai ajudar os projetos de restauro do Mosteiro, ele afirmou: “Veremos, a expectativa é essa.” (Carlos Araújo)