Buscar no Cruzeiro

Buscar

Arraial em Sorocaba pretende resgatar antigas brincadeiras juninas

14 de Julho de 2018 às 09:52

A população sorocabana poderá participar, entre os dias 20 e 22 de julho, do Arraial Cultural, que levará ao Parque dos Espanhois, na Vila Assis, as tradições das antigas festas juninas, caracterizadas por brincadeiras, comidas típicas e outras peculiaridades desse evento multicultural. O evento será aberto ao público.

A festividade, que está sendo organizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), visa resgatar as tradições culturais pertencentes as festas juninas mais populares do Brasil e do Estado de São Paulo.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Werinton Kermes, também idealizador do projeto, a importância desse tipo de evento é manter as tradições e fazer com que essas atividades sejam valorizadas no âmbito cultural. "A proposta é fazer com que as pessoas valorizem e reflitam que essas festividades também podem conviver com a modernidade. Um evento como este dá oportunidade aos que realmente enriquecem a cultura da nossa cidade", destaca.

Através do Arraial Cultural, serão resgatadas as brincadeiras que caracterizam as antigas festas juninas, como a corrida do saco, pesca, corrida do ovo e as tradicionais barracas de comidas típicas.

Programação musical 

De acordo com a Secultur, a programação de shows contará com a participação dos artistas locais e regionais que se apresentariam no Palco Cultura da 39ª Festa Junina Beneficente de Sorocaba. No dia 20, as três atrações já estão confirmadas. O público poderá conferir, das 19h às 22h, a apresentação de Antoni e Henrique, Kaio César e Dijiane Paixão. A programação com os demais artistas será divulgada próxima semana.

Outra atração do Arraial da Cultural será o Show do Cururu, que será realizado no dia 22, a partir das 17h. Nesta edição, a competição contará com a participação de Rubens Ribeiro e Dito Carrara (Sorocaba) e Rubinho Veio e Zacarias Camargo (Tatuí), com a participação da dupla de violeiros Carlos Caetano e Josué Pereira e os pandeiretas Albertinho e Zé Parmito.

Coordenado por Nerci José Marcello há mais de 20 anos, o Show de Cururu reúne participantes de toda a região para uma competição de canto, na qual o púbico decide o vencedor. O programa de televisão é transmitido pela TV COM (canal 7 da NET) e exibido aos domingos, às 10h, com reprises às quartas-feiras, às 10h. De acordo com Nerci, é um programa semanal e gravado uma vez por mês.

O Arraial Cultural ocorrerá na sexta-feira (20), das 19h às 22h, no sábado (21), das 14h às 21h, e no domingo (22), das 10h às 18h. O Parque dos Espanhois fica na rua Campos Sales, s/nº, na Vila Assis. Mais informações pelo telefone (15) 3233.9809.