Buscar no Cruzeiro

Buscar

Arquidiocese de Sorocaba suspende celebrações de batizados e casamentos

18 de Março de 2020 às 23:36

Arquidiocese de Sorocaba suspende celebrações de batizados e matrimônios Cerimônia de casamento. Crédito da foto: Pxhere

Os batizados, crismas, matrimônios e celebrações de cerimônias fúnebres estão suspensos em todas as igrejas da Arquidiocese de Sorocaba. A determinação foi comunicada nesta quarta-feira (18) pelo arcebispo de Sorocaba, Dom Julio Endi Akamine.

A suspensão será válida até que dure a situação de emergência relacionada à pandemia de coronavírus. Caso haja celebração de matrimônio que não possa ser suspensa, os noivos e o pároco deverão entrar em acordo para que a união se realize sem contrariar as determinações e as recomendações das autoridades competentes.

A bênção do túmulo e o rito de sepultura ou cremação deverão ser celebrados onde for possível garantir a segurança das pessoas envolvidas. Todas as atividades religiosas não sacramentais (quermesses, procissões, catequese, curso de batismo e de noivos, encontros e retiros) também estão suspensas.

Confissões

Segundo a determinação, os sacerdotes continuarão a atender as confissões. “Nesse sentido, apelo para a responsabilidade de obedecer às recomendações profiláticas para evitar aglomeração de penitentes e a transmissão do novo coronavírus”, comenta Dom Julio.

[irp posts="229357" ]

 

O arcebispo de Sorocaba pede para os sacerdotes não usem o confessionário. O atendimento deverá ser feito em lugares amplos e ventilados, mantendo a distância mínima de segurança e o sigilo de confissão. (Da Redação)