Buscar no Cruzeiro

Buscar

Área com nascente do Jardim Guadalajara ganha 75 árvores

14 de Setembro de 2019 às 16:48

Área com nascente do Jardim Guadalajara ganha 75 árvores Espécies nativas e frutíferas foram plantadas na área situada na zona sul de Sorocaba. Crédito da foto: Mariana Campos (14/9/2019)

Setenta e cinco árvores foram plantadas em uma área pública de Sorocaba. O terreno fica na rua Lituânia, no Jardim Guadalajara, ao lado de um campo de futebol.

A ação foi realizada neste sábado (14) pela Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) de Sorocaba. Crianças, jovens e adultos participaram da atividade.

O local possui uma nascente considerada modelo pela sua peculiar situação de conservação e aspectos relevantes para a Educação Ambiental. O espaço ganhou mudas de ipês, pau-viola, aroeira, pitanga, goiaba, entre outras espécies nativas e frutíferas.

A atividade fez parte do calendário de eventos em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro). O objetivo é de estimular na comunidade a prática ecológica através do plantio das árvores. A ideia também é ampliar a área vegetal da cidade em harmonia com o Plano Municipal de Arborização de Sorocaba.

Importância das árvores

De acordo com a Sema, a recuperação das matas ciliares é fundamental para manter a qualidade e o fluxo da água de uma nascente. Dessa forma, ajuda na preservação na natureza.

Além disso, as árvores são importantes para a regulação da temperatura. Servem também de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos. Ainda reduzem a circulação do vento e ajudam no controle da erosão do solo.

Área com nascente do Jardim Guadalajara ganha 75 árvores Placa foi instalada na área situada na rua Lituânia, no Jardim Guadalajara. Crédito da foto: Mariana Campos (14/9/2019)

Antes de todos colocarem as mãos na terra, a equipe de Educação Ambiental ensinou o passo a passo de como fazer o plantio. Foi abordada a existência da nascente modelo e da importância das árvores para o meio ambiente.

Já a equipe de Gestão Ambiental da Sema foi a responsável por providenciar durante esta semana toda a estrutura necessária para a ação. Desde a preparação dos berços, transporte e seleção das mudas do viveiro do Parque Natural Chico Mendes, até a utilização de tutores e insumos.

Mais uma ação programada

Na terça-feira (17), das 8h às 10h30, outra atividade de plantio está programada pela Secretaria do Meio Ambiente no mesmo local. Desta vez, quem vai ajudar na arborização da área de preservação permanente (APP) serão as crianças do Clubinho do Refúgio.

Eles participam semanalmente de atividades de Educação Ambiental no Parque da Água Vermelha João Câncio Pereira. Elas vão plantar 25 árvores no espaço público. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)

[irp posts="164935" ]

Galeria

Confira a galeria de fotos