Sorocaba e Região

Araçoiaba registra segundo caso de intoxicação alimentar em menos de dez dias

Grupo ainda está recebendo atendimento no Pronto Atendimento localizado no centro da cidade
Momento em que pessoas chegavam à unidade de saúde para atendimento neste sábado; Prefeitura de Araçoiaba confirma a intoxicação 17 pessoas. Crédito da foto: Cortesia

Cerca de quarenta pessoas foram vítimas de intoxicação alimentar em Araçoiaba da Serra entre sexta-feira (15) e sábado (16). Parte delas está recebendo atendimento na Pronto Socorro localizado no centro da cidade. A Prefeitura de Araçoiaba confirmou a intoxicação, mas fala em 17 atendimentos, informação repassada às 17h30 deste sábado. É a segunda vez que o fato ocorre nos últimos oito dias na cidade.

De acordo com as informações apuradas pela reportagem, neste sábado um grupo de 15 pessoas foi o primeiro a dar entrada na unidade de saúde por volta das 14h. Na sequência, outros dois grupos deram entrada para receber atendimento. Situação parecida ocorreu na sexta-feira (8) com funcionários da mesma empresa. Há relatos de que alguns pacientes tiveram que ser atendidos em unidades de saúde de outros municípios, como em Capela do Alto.

Leia mais  Dupla ataca casal em Itapetininga e homem morre baleado

Conforme a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária (VISA), trata-se de casos de gastroenterocolite aguda. “Da noite da última sexta feira (15), até o presente momento ocorreram outros 17 casos”, diz. No primeiro caso, na semana passada, foram 22 casos de náuseas, vômitos, dor abdominal e diarreia. Conforme a pasta, em nenhuma das situações houve a necessidade de internação hospitalar.

A Vigilância Sanitária da cidade, segundo a Secretaria de Saúde, esteve no estabelecimento que produz a alimentação. “A licença de funcionamento e condições do estabelecimento estavam de acordo com as normas sanitárias. Foram enviadas amostras dos alimentos para o laboratório Adolfo Lutz bem como amostras de água, para exames comprobatórios. Ainda não dispomos dos resultados. Nesta última noite nova visita foi feita ao restaurante e novas amostras dos alimentos lá utilizados foram colhidas e serão enviadas ao laboratório na próxima semana”, alega.

A VISA também afirmou que fará visita a empresa consumidora das refeições para saber sobre como são transportados, estocados e distribuídos os alimentos até o momento do consumo. “Assim que tivermos resultados dos exames encaminhados será emitida nota as autoridades competentes”, acrescenta.

Leia mais  Animais silvestres são apreendidos após denúncia de maus-tratos em Araçoiaba da Serra

A Prefeitura de Araçoiaba da Serra não divulgou o nome das empresas envolvidas no caso — fornecedora e consumidora dos alimentos. A Cobra Engenharia seria a empresa na qual trabalham os funcionários que foram vítimas da intoxicação. A empresa foi procurada para comentar o caso, mas não se manifestou até o momento.

Vereadores estiveram no local onde a comida é produzida, no bairro Maria da Glória, mas não conseguiram acessar o imóvel para vistoriar a cozinha do estabelecimento. Guardas Municipais também estiveram no local.

Comentários

CLASSICRUZEIRO