Buscar no Cruzeiro

Buscar

Araçoiaba registra segundo caso de intoxicação alimentar em menos de dez dias

16 de Fevereiro de 2019 às 18:22
Marcel Scinocca [email protected]

Momento em que pessoas chegavam à unidade de saúde para atendimento neste sábado; Prefeitura de Araçoiaba confirma a intoxicação 17 pessoas. Crédito da foto: Cortesia

Cerca de quarenta pessoas foram vítimas de intoxicação alimentar em Araçoiaba da Serra entre sexta-feira (15) e sábado (16). Parte delas está recebendo atendimento na Pronto Socorro localizado no centro da cidade. A Prefeitura de Araçoiaba confirmou a intoxicação, mas fala em 17 atendimentos, informação repassada às 17h30 deste sábado. É a segunda vez que o fato ocorre nos últimos oito dias na cidade.

De acordo com as informações apuradas pela reportagem, neste sábado um grupo de 15 pessoas foi o primeiro a dar entrada na unidade de saúde por volta das 14h. Na sequência, outros dois grupos deram entrada para receber atendimento. Situação parecida ocorreu na sexta-feira (8) com funcionários da mesma empresa. Há relatos de que alguns pacientes tiveram que ser atendidos em unidades de saúde de outros municípios, como em Capela do Alto.

Conforme a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária (VISA), trata-se de casos de gastroenterocolite aguda. “Da noite da última sexta feira (15), até o presente momento ocorreram outros 17 casos”, diz. No primeiro caso, na semana passada, foram 22 casos de náuseas, vômitos, dor abdominal e diarreia. Conforme a pasta, em nenhuma das situações houve a necessidade de internação hospitalar.

A Vigilância Sanitária da cidade, segundo a Secretaria de Saúde, esteve no estabelecimento que produz a alimentação. “A licença de funcionamento e condições do estabelecimento estavam de acordo com as normas sanitárias. Foram enviadas amostras dos alimentos para o laboratório Adolfo Lutz bem como amostras de água, para exames comprobatórios. Ainda não dispomos dos resultados. Nesta última noite nova visita foi feita ao restaurante e novas amostras dos alimentos lá utilizados foram colhidas e serão enviadas ao laboratório na próxima semana”, alega.

A VISA também afirmou que fará visita a empresa consumidora das refeições para saber sobre como são transportados, estocados e distribuídos os alimentos até o momento do consumo. “Assim que tivermos resultados dos exames encaminhados será emitida nota as autoridades competentes”, acrescenta.

A Prefeitura de Araçoiaba da Serra não divulgou o nome das empresas envolvidas no caso -- fornecedora e consumidora dos alimentos. A Cobra Engenharia seria a empresa na qual trabalham os funcionários que foram vítimas da intoxicação. A empresa foi procurada para comentar o caso, mas não se manifestou até o momento.

Vereadores estiveram no local onde a comida é produzida, no bairro Maria da Glória, mas não conseguiram acessar o imóvel para vistoriar a cozinha do estabelecimento. Guardas Municipais também estiveram no local.