Buscar no Cruzeiro

Buscar

Após 3 meses, COI ainda não saiu do papel

15 de Abril de 2021 às 00:01

Após 3 meses, COI ainda não saiu do papel Aviso fixado na EM Profª Inês Rodrigues Cesarotti, no Parque Vitória Régia, que teve fiação e equipamentos roubados e estruturas destruídas em maio de 2020. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (17/5/2020)

Com quase 300 ocorrências de furtos e casos de vandalismo em escolas municipais de Sorocaba em 2020, segundo dados da própria Prefeitura, a criação do Centro de Operações Integradas (COI) ainda não saiu do papel. Quando existir, o sistema promete unificar as informações coletadas por videomonitoramento e que serão compartilhadas com todas as forças de segurança pública do município. É a aposta da atual gestão para acabar ou diminuir as ocorrências de furtos e vandalismo nos prédios municipais.

O anúncio da criação do COI foi feito pela Prefeitura de Sorocaba durante reunião no dia 8 de janeiro de 2021, com os secretários municipais das pastas da Educação (Sedu), Segurança Urbana (Sesu) e Saúde (SES). Porém, passados três meses do anúncio da criação do COI, o programa ainda não foi colocado em prática.

Conforme a Prefeitura, o programa, que está sendo desenvolvido pela atual administração, formará uma ação integrada envolvendo a Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar e a Polícia Civil. “O que tornaria muito mais eficiente e moderna a gestão de segurança na cidade”, diz o Executivo.

Na ocasião do anúncio da criação do COI, foi informado que seriam utilizados equipamentos e sistemas analíticos, inteligentes e integrados, compostos de sensores perimetrais externos, sensores internos, softwares e câmeras em todos os próprios públicos de Sorocaba.

Enquanto o COI não entra em operação, a Prefeitura diz que medidas emergenciais são aplicadas para a prevenção e combate às invasões em escolas, como forma de garantir a segurança de profissionais e da comunidade escolar, além de assegurar a preservação de prédios públicos, materiais e equipamentos. Uma das medidas emergenciais citadas foi a intensificação no patrulhamento pela Guarda Civil Municipal (GCM) nos arredores das unidades escolares do município.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (Sesu), a GCM está intensificando o patrulhamento em todos os próprios públicos, diariamente, em toda a cidade, inclusive notícias tem sido divulgadas pela imprensa de diferentes ocorrências evitadas na cidade.

No entanto, dias após o anúncio das medidas emergenciais, a Escola Municipal Professor Luiz Almeida Marins, localizada no bairro Júlio de Mesquita Filho, foi invadida e teve a fiação elétrica furtada. A ocorrência foi registrada cinco dias após o roubo e tentativa de estupro no CEI 82, que levou o prefeito Rodrigo Manga a anunciar que iria reforçar as medidas de segurança das escolas.

Prefeitura afirma que o Centro está em processo de montagem

Em resposta ao Cruzeiro do Sul, a Prefeitura diz que o processo de montagem do Centro de Operações Integradas (COI) está em andamento e envolve a ação integrada de várias secretarias para sua estruturação, tais como a Secretaria de Segurança (Sesu), Secretaria da Educação (Sedu), Urbes Trânsito e Transporte, entre outras.

“A primeira ação, já em andamento, abrange a área da Educação e diz respeito ao processo de licitação do projeto Vigias nas Escolas, para contratação desses profissionais que serão alocados nas unidades escolares”.

Para essa contratação, a prestação de serviço de vigia se dará mediante empresa vencedora do processo licitatório. “Serão instalados, inicialmente, 50 postos com quatro turnos de trabalho, totalizando 24 horas de segurança por dia, com um total de 200 vigias”, informa o Executivo.

Além dessa medida, o Centro de Operações Integradas vai operar com recursos de videomonitoramento inteligente em todas as regiões da cidade, ampliando o número de câmeras existentes no município, tais como da Guarda Civil Municipal (GCM) e Urbes. As informações captadas serão compartilhadas com as forças de segurança que atuam na cidade, como GCM e Polícia Militar (PM). O planejamento técnico para essa ampliação já está em execução. O objetivo do projeto é tornar mais robustos os recursos de ação preventiva e de inteligência, tornando mais efetivas e ágeis as ações de segurança no município, conclui a nota da Prefeitura. (Ana Cláudia Martins e Jomar Bellini)