Usuários do transporte coletivo de Sorocaba têm notado discrepâncias em relação aos horários dos ônibus disponíveis no aplicativo e no site da Urbes – Trânsito e Transporte, e também em relação ao horário real de partida e chegada dos coletivos nos seus destinos.
Na linha 30 (Brigadeiro Tobias), no terceiro fim de semana deste mês, por exemplo, no app a saída do ônibus do ponto final no Jardim Conceição estava marcada para às 14h24, enquanto constava 14h19 no site.
O estudante Guilherme Justino Vieira, 18, diz ter observado algumas inconsistências entre os horários do app e os de chegada dos ônibus há pelo menos três meses. “Eu costumo pegar o Santa Esmeralda, mas o percurso dele foi alterado, aumentou o tempo, e não tinha mudado no aplicativo. Então várias vezes tive que subir para a (avenida) Itavuvu para pegar a linha Vitória Régia”, comenta.
A auxiliar de enfermagem Caroline Batista Nunes, 24, também percebeu diferenças. “A linha Aparecidinha sempre chega atrasada em relação ao que é marcado no aplicativo.” “Às vezes dá para notar diferenças, para mais ou para menos, então procuro chegar sempre antes do horário marcado no aplicativo”, acrescentou a amiga e auxiliar de enfermagem Karine Firmino, 20.
Questionada, a Urbes informou que “houve uma falha na atualização da linha dentro do aplicativo” e que “a situação foi detectada e os técnicos trabalham para que o problema não ocorra novamente”. A reportagem perguntou quantos técnicos trabalham diretamente na manutenção dos aplicativos Urbes e CittaMobi e qual é o custo mensal. A resposta foi de que “ambos estão vinculados aos contratos do sistema de bilhetagem eletrônica”. (Esdras Felipe Pereira)