Buscar no Cruzeiro

Buscar

Aparelho de radioterapia na Santa Casa não tem prazo para funcionar

15 de Maio de 2019 às 22:43

Aparelho de radioterapia não tem prazo para funcionar Santa Casa diz que aguarda liberação do Ministério da Saúde. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (26/6/2018)

A operação do novo aparelho de radioterapia destinado à Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba pelo Ministério da Saúde (MS) não tem data confirmada para início de funcionamento. Segundo o presidente da Irmandade da Santa Casa, padre Flávio Jorge Miguel Júnior, a estrutura da casamata e tudo que era de responsabilidade de elaboração do hospital já está pronto, porém faltam autorizações do órgão federal.

[irp posts="119434" ]

 

No mês passado um defeito no sistema de refrigeração no prédio que abriga o equipamento fez o prazo se estender mais uma vez e o MS havia informado que a inauguração estava prevista para o dia 23 de maio. Na manhã de segunda-feira (13), durante sessão extraordinária na Câmara de Sorocaba, o responsável pela Santa Casa descartou o prazo.

A Santa Casa foi questionada também através de assessoria de imprensa sobre o reparo no sistema de refrigeração, assim como um novo prazo para início dos atendimentos. Em nota, a administração do hospital informou que “não há data determinada para o início dos atendimentos da radioterapia, haja visto que depende somente de problemas burocráticos do Ministério da Saúde”.

No cronograma do Ministério da Saúde, as obras de instalação do novo aparelho de Sorocaba já aparecem como concluídas. O órgão foi questionado sobre os trâmites para que os atendimentos comecem a ser realizados na cidade, porém não foram enviadas respostas até o fechamento desta edição.

O equipamento chegou ao hospital em 31 de outubro do ano passado, por meio do Plano de Expansão da Radioterapia do Ministério da Saúde, que também foi o responsável pela edificação do espaço que abriga a máquina -- chamado de casamata -- e seus componentes. Por isso, de acordo com o hospital, é necessário o trâmite junto ao Ministério. Segundo o padre, ainda falta a aprovação de técnicos da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) para liberar a licença de operação. “Temos prazos que não dependem de nós”, afirmou o presidente da Irmandade. (Da Redação)