fbpx
Sorocaba e Região

APA Itupararanga completa 20 anos com programação comemorativa

Hoje, às 9h, haverá caminhada ecológica em Sorocaba, e na Cachoeira da Chave, em Votorantim
APA Itupararanga completa 20 anos
A APA possui área de aproximadamente 93 mil hectares e desses, 2,7 mil são ocupados pela represa de Itupararanga. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (17/7/2018)

A Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga completa hoje 20 anos e uma série de eventos será realizada até o dia 16 para comemorar e destacar a importância da reserva. A programação acontecerá nos municípios que integram a unidade de conservação, que são Votorantim, Alumínio, Cotia, Ibiúna, Mairinque, Piedade, São Roque, Sorocaba e Vargem Grande Paulista. Na manhã de ontem, no Recanto da Cascata, em São Roque, foi realizada solenidade para marcar o início das comemorações, com representantes das cidades envolvidas. Em Cotia houve plantio de espécies variadas do Bioma Mata Atlântica.

Hoje, das 9h às 11h, em Sorocaba e Votorantim, serão realizadas caminhadas com faxina ecológica em dois pontos: na Cachoeira da Chave, localizada na rua Francisco Antonio Amorim, 435, na Vila Amorim, em Votorantim, e, em Sorocaba, no Centro de Educação Ambiental, que fica na avenida Dom Aguirre, em frente ao Poupatempo. Das 14h às 17h, será feito um Tour da Água, que percorrerá o Parque das Águas, Barragem de Itupararanga, Cachoeira da Chave, Usina Cultura e retorna ao Parque das Águas.

A APA Itupararanga foi criada pela Lei Estadual nº 10.100 de 1º de dezembro de 1998 e alterada pela Lei Estadual nº 11.579 de 2 de dezembro de 2003. A unidade de conservação é administrada pela Fundação Florestal, órgão ligado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA), e está situada na região da bacia hidrográfica formadora da represa de Itupararanga.

Reservatório

O gestor da APA, Waldnir Gomes, destaca que a reserva protege o maior e mais importante reservatório com áreas verdes que representam remanescentes vegetais e refúgio da vida silvestre. O rio Sorocabuçu, juntamente com o rio Sorocamirim formam o rio Sorocaba, principal afluente do reservatório. Segundo Gomes, a APA possui uma área de aproximadamente 93 mil hectares e desses, 2,7 mil são ocupados pela represa de Itupararanga. “A capacidade total do reservatório é estimada em 335 milhões de litros de água e abastece os municípios de Sorocaba, Votorantim, Ibiúna, Mairinque, São Roque e Alumínio”, afirma.

Além da importância da APA para o abastecimento hídrico, Gomes lembra também o uso múltiplo da reserva, principalmente para prática esportiva e lazer. “Fornecemos água para pouco mais de um milhão de pessoas, mas a reserva também tem o papel fundamental de preservar fauna e flora”, destaca o gestor.

Sobre as ocupações na APA, Gomes afirma que a maioria dos loteamentos é licenciado e apresenta previamente os impactos que causarão. Segundo ele, principalmente em Cotia e Vargem Grande Paulista, que são mais próximos da capital, é comum a ocorrência de ocupações irregulares e, nesses casos, a Polícia Ambiental e o Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci), atuam para coibir essa prática.

Comemoração tem atividades variadas

Na segunda-feira, dia 3, em Mairinque, estudantes e toda a população poderão visitar o “Caminho das Águas”, conhecendo o trajeto desde a Captação Fiscal até a Estação de Tratamento de Água Cruzeiro. Na terça-feira, dia 4, em Sorocaba, das 9h às 11h, será realizada visita monitorada à Estação de Tratamento de Água (ETA) Cerrado. Também na terça-feira, às 14h, haverá apresentação sobre APA Itupararanga e plantio de árvores nativas com funcionários da Votorantim Energia na barragem de Itupararanga.

No domingo, dia 9 de dezembro, às 7h, em Alumínio, será realizada a II Prova de Atletismo de Itupararanga. A atividade terá um tour na represa, faxina ecológica das margens e plantio de mudas. No dia 11, das 9h às 11h30, acontecerá a Roda de Conversa “APA Itupararanga” com o Clube da Melhor Idade Roda Viva, no Parque da Biquinha, no Jardim Vergueiro, em Sorocaba.

No dia 14, às 9h, em Ibiúna, será inaugurado o Centro de Educação Ambiental (CEA). O CEA fica na avenida São Sebastião 307, no centro de Ibiúna. O encerramento das comemorações será no dia 16, em Piedade, a partir das 8h. Neste dia serão realizadas atividades artísticas, educação ambiental, esportivas e de recreação. O evento será na Marina Rasa, na Estrada Municipal Votorantim X Piedade, s/n, no bairro Piratuba.

A programação completa pode ser conferida através do site https://goo.gl/YfLWsK

Comentários

CLASSICRUZEIRO