Sorocaba e Região

Aniversários mudam com isolamento social

Quem está comemorando a data durante a pandemia tem recorrido ao vídeo para reunir amigos e familiares
Aniversários mudam com isolamento social
Iuri cortou o bolo, mas recebeu os parabéns à distância. Já Sofia adaptou seu desejo de comemoração. Crédito da foto: Arquivo Pessoal

As pessoas dos signos de peixes e áries, que nasceram entre março e abril, estão comemorando seus aniversários em isolamento social. Porém, apesar de não poderem receber os abraços carinhosos dos familiares e amigos, a data especial não passa em branco. A maioria dos aniversariantes tem comemorado apenas com as pessoas que moram na mesma casa ou, então, receberam as felicitações pelas redes sociais. Tudo isso para manter a conduta de isolamento determinada pelas autoridades de saúde e governo.

Apesar de ter planejado um grande almoço com toda a família para comemorar os 7 anos da pequena Alice, Graciele Lino de Oliveira, 34, precisou rever a maneira de festejar o aniversário da filha. Improvisando a decoração com o que já tinha em casa, Graciele e mais seis pessoas da família cantaram o tradicional “Parabéns para você” em uma festa surpresa para a menina.

Aniversários mudam com isolamento social
Alice ganhou uma festa surpresa das pessoas que vivem com ela na mesma casa. Crédito da foto: Arquivo Pessoal

Ela conta que, após a evolução da pandemia, tinha decidido cancelar as celebrações de aniversário da pequena, mas de última hora decidiu que havia, sim, motivos para comemorar. Por isso fez a festa surpresa, praticamente sem convidados. “Ela ficou muito feliz porque não estava esperando nada e, por menor que seja, para ela vale muito”, contou. Na hora do parabéns, afirma, a vela foi até retirada do bolo para que a filha assoprasse e fizesse seu pedido.

Leia mais  Postos do Poupatempo seguem fechados durante a fase vermelha

Os dois filhos de Julia Franco Gomes, 37, fazem aniversário neste ano durante o isolamento social. O Iuri, que completou 5 anos no dia 20 de março, recebeu os parabéns dos avós apenas por chamada de vídeo. “Reunimos os avós e nós aqui de casa e cantamos parabéns para ele, além do bolo que eu fiz e ele adorou”, conta a mãe. Já Sofia vai celebrar seus 7 anos na próxima semana, no dia 15 de abril.

Julia conta que no aniversário de Sofia já é tradicional uma ida até a sua padaria preferida da cidade. “Levamos ela para tomar café e ela escolhe o que quer, mas esse não vai dar.” Um pouco triste pela quebra da tradição, Sofia conta que entende a situação, mas que já pediu para que a mãe compre mini-churros e coxinhas. “O meu café da manhã será na cama, por causa do coronavírus”, planeja a pequena.

Leia mais  Homem é preso com mais de 2 mil porções de drogas em Sorocaba

Diferente de tudo que já viveu, a comemoração do 79º aniversário do médico Mario Cesar Valente, no dia 31 de março, foi feita por chamada de vídeo, com os filhos e netos em suas respectivas casas. Pai de quatro filhos, Mario Cesar conta que em sua casa residem mais cinco pessoas, entre elas uma das filhas e o neto. Outras duas filhas também moram em Sorocaba, enquanto o filho reside no Canadá. “Todos se juntaram, cantaram parabéns para mim e tivemos até um bolo”, contou.

Aniversários mudam com isolamento social
A família do médico Mario Valente comemorou seus 79 anos com uma chamada coletiva de vídeo. Crédito da foto: Arquivo Pessoal

Mario Cesar é infectologista e sabe da importância do isolamento social. Por conta da idade, que o coloca no grupo de risco para a Covid-19, ele não está realizando consultas, também à pedido dos filhos. “Foi um aniversário com todos distantes, sem abraço, mas que não deixou de ser especial. A situação é diferente e precisamos celebrar a vida, mas em segurança”, finalizou ele, que tem sete netos e há 20 dias não sai de casa.

Leia mais  Paulo Gustavo piora da Covid-19 e médicos recorrem a 'pulmão artificial'

No dia 4 de abril o consultor comercial Allan Vilela Jordão comemorou seus 30 anos, mas não foi como ele esperava. “Fiz só um churrasco no almoço, aqui em casa, como os meus pais e recebi várias mensagens de amigos e também da minha namorada”, contou. A namorada de Allan está em um intercâmbio em Londres e deve retornar em julho, mas não deixou de fazer do dia dele mais especial, enviando uma cesta de presentes.

A comemoração oficial do aniversário, conta ele, ficará somente para depois do fim da quarentena. “Quero reunir todas as pessoas que eu gosto, mas é preciso paciência para passar por esse momento”, destacou. (Larissa Pessoa)

Comentários