Buscar no Cruzeiro

Buscar

Anac suspende certificado de empresa após flagrante de droga em avião

21 de Dezembro de 2020 às 11:41
Jomar Bellini [email protected]

Preso 5º suspeito do avião com cocaína A Polícia da Paraíba encontrou caixas com a droga dentro do avião. Crédito da foto: Divulgação / Polícia Militar da Paraíba

 

Reportagem atualizada às 22h53 desta segunda-feira (21)

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu cautelarmente a autorização de operação da NHR Táxi Aéreo, empresa de Sorocaba que teve um avião apreendido com mais de 750 quilos de cocaína na Paraíba.

A Coordenação de Voos da NHR Táxi Aéreo Ltda informou, no final da tarde desta segunda-feira (21), que conseguiu reaver o direito de operar novamente, com a revogação da suspensão cautelar do Certificado de Operador Aéreo (COA N° 2004-03-0CDJ-09-01), portanto, a empresa já está apta, outra vez, a continuar com suas operações como vem ocorrendo ao longo de 20 anos de serviços.

Os documentos solicitados pela Anac foram enviados e passaram pela análise da agência, que comprovou que a empresa aérea está em situação regular para operações.

A publicação deverá sair em Diário Oficial da União (DOU) entre esta terça (22) e quarta-feira (23). Contudo, perante a Anac, segundo informa a empresa, ela pode continuar operando mesmo sem a publicação oficial no DOU.

O caso

O flagrante aconteceu no dia 9 de dezembro na cidade de Catolé do Rocha, no Sertão da Paraíba. Quatro pessoas foram presas pela Polícia Militar após serem flagradas com o carregamento de drogas na aeronave de prefixo PT-SGM, de propriedade da NHR Táxi Aéreo com sede em Sorocaba.

A decisão da Anac foi divulgada na portaria de número 3.741, de 15 de dezembro, e entrou em vigor a partir da publicação no Diário Oficial da União (DOU) na sexta-feira (18). O documento suspendia cautelarmente o Certificado de Operador Aéreo (COA), que autoriza a operação comercial da empresa, por prazo indeterminado.

Em nota divulgada na época da ocorrência, a NHR Táxi Aéreo afirmou que não tinha "qualquer relação com a droga" e que era "tão vítima quanto a coletividade". Alegou ainda que "foi contratada para fretamento de caixas contendo (em tese) peças automotivas. Assim, estava apenas realizando serviço para qual foi contratada: transportar mercadoria, que estava acondicionada em caixas lacradas, acompanhadas de duas pessoas”.

O jornal Cruzeiro do Sul procurou o advogado da NHR Táxi AéreoTáxi Aéreo para comentar a suspensão da Anac, mas não recebeu manifestação sobre o assunto até a publicação desta reportagem. A empresa também foi procurada por e-mail. (Veja resposta da empresa a partir do segundo parágrafo)

Crédito da foto: Divulgação/PM (9/12/2020)

752 quilos de drogas

Ao todo, 752 quilos de cocaína foram encontrados dentro da aeronave no aeroporto da cidade de Catolé do Rocha. De acordo com a Polícia Militar da Paraíba, o material estava em caixas, ocupando boa parte da aeronave, um Embraer modelo EMB-110P1. Ainda conforme a PM paraibana, os bancos da aeronave foram retirados para se caber mais material. A carga tinha nota fiscal de produtos médicos.

Das quatro pessoas presas, duas são do estado de São Paulo, uma de Minas Gerais e a última do estado do Rio de Janeiro. Eles têm idade entre 30 e 57 anos. Dois deles, piloto e copiloto, seriam empregados da empresa de Sorocaba. O caso segue em investigação pela Polícia Civil da Paraíba e pela Anac. (Jomar Bellini)