Sorocaba e Região

AME de Sorocaba atende como hospital de campanha

AME de Sorocaba atende como hospital de campanha
Ambulatório Médicos de Especialidades fica no bairro do Mangal. Crédito da foto: Adival B. Pinto / Arquivo JCS (31/3/2014)

O governo paulista iniciou ontem (8) os atendimentos no hospital de campanha do Ambulatório Médicos de Especialidades (AME) de Sorocaba. Com esta abertura, é o 11º hospital de campanha para a assistência de pacientes de Covid-19 nesta segunda onda da pandemia.

No total já estão em funcionamento 122 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 131 de enfermaria em serviços que passaram por adequações para abrigar pacientes com quadros graves provocados pelo novo coronavírus. Até o final do mês serão 159 de UTI e 140 de enfermaria nestas unidades.

Desde março, sete hospitais de campanha entraram em funcionamento, sendo um no hospital São José da zona norte da Capital e nos AMEs de Andradina, Barretos, Botucatu, Campinas e Itapeva. A unidade de Sorocaba que abriu ontem tem em pleno funcionamento oito leitos de UTI e dois de enfermaria.

Leia mais  MP arquiva inquérito sobre compra de material escolar em Tatuí

O governo de São Paulo também reativou neste ano o hospital de campanha de Heliópolis, instalado no AME da zona Sul da Capital, que possui 24 leitos de UTI e 20 de enfermaria. Também converteu o AME de Franca, que passou por ampliação e agora opera com 22 leitos de UTI e três de enfermaria.

No hospital estadual de Bebedouro são 20 de UTI e 20 de enfermaria. Além disso, em Bauru, o hospital de campanha instalado no prédio da USP funciona com 40 leitos de enfermaria e estão em andamento as tratativas para a instalação de 10 novos leitos de UTI neste serviço.

“Esse conjunto de medidas reforçam o sistema de saúde e garantem o atendimento a todos. São unidades equipadas que oferecem atendimentos complexos e humanizados aos pacientes de Covid-19”, disse o secretário da Saúde do Estado, Jean Gorinchteyn. (Da Redação, com informações da Agência SP)

Comentários