Cuide-se Nutrição Sorocaba e Região Vida saudável

Alimentação saudável deve ser mantida nas festas de fim de ano

Para evitar problemas, nutricionistas recomendam escolhas alimentares balanceadas
As ceias devem ser compostas por alimentos saudáveis, a exemplo de frutas. Crédito da foto: Pixabay

As ceias fartas, com diversos pratos típicos, são tradição nas festas de fim ano. Não é proibido consumir os alimentos tradicionais e bebidas alcóolicas, mas exageros devem ser evitados, recomendam especialistas. Mesmo no Natal e Ano Novo, é importante manter uma alimentação saudável, para evitar problemas por conta dos excessos. Além disso, as escolhas balanceadas evitam o aumento do peso.

Segundo a nutricionista Mariella Moreno Silveira, do Projeto Eu, nessas datas, o ideal nessas é seguir o plano alimentar normalmente. As refeições devem contemplar sempre os principais grupos alimentares, como proteínas in natura, hortaliças e frutas. As bebidas comuns também podem ser substituídas por opções mais saudáveis. “A ceia pode ser composta por carne, mas também pode-se combinar com saladas verdes decoradas com frutas. Já os drinks com água com gás e frutas podem ser uma ótima opção para evitar bebidas alcoólicas, que são calorias vazias e não possuem nenhum teor nutricional”, detalha. Os cuidados do dia a dia, indica Mariella, igualmente não podem ser deixados de lado.

Leia mais  Famílias aproveitam feriado para passear nos parques de Sorocaba

Atividades físicas

Assim como a alimentação, as atividades têm importante papel na preservação da saúde, tanto física, quanto emocional. Por isso, os exercícios devem ser mantidos no período de festas. Para as práticas, é essencial seguir as medidas de segurança e prevenção à Covid-19. “Mantenha sempre a regularidade dos exercícios, para não sair do ritmo e manter a qualidade de vida, lembrando que é importante manter-se hidratado, para evitar problemas de saúde e exaustão”, frisa Mariella.

 Corpo e mente

A manutenção do equilíbrio do corpo e da mente é igualmente necessária para a continuidade do estilo de vida saudável, completa a nutricionista Tatiane Cardoso, também do projeto Eu. Conforme ela, especialmente neste momento de tensão gerada pela pandemia de Covid-19, alguns recursos auxiliam na redução da ansiedade e no controle emocional. “Faça desse momento uma oportunidade para relaxamento, exercícios de respiração, yoga e para mentalizar coisas boas. Isto certamente fará diminuir a ansiedade e ajudará a manter o cardápio balanceado, sempre com foco na saúde e bem-estar”, diz. (Da Redação) 

 

Leia mais  Rede municipal de ensino antecipa recesso de meio de ano para abril

 

 

 

 

.

 

 

 

 

Comentários