Buscar no Cruzeiro

Buscar

Alguns eleitores não têm digital reconhecida por leitor biométrico

28 de Outubro de 2018 às 09:09
Ana Claudia Martins [email protected]

Após quatro tentativas, o chefe dos mesários da seção precisa autorizar o eleitor utilizando a própria digital. Foto: Fábio Rogério

 

Na Escola Municipal Oswaldo Duarte, no bairro Wanel Ville, alguns eleitores estão votando sem biometria porque suas digitais após quatro tentativas não duram lidas pelo equipamento. Desde o início da votação, na seção 318 da Oswaldo Duarte dois eleitores não tiveram suas digitais identificadas pela biometria e votaram com a autorização do chefe dos mesários. Foi o caso da eleitora Rosana Siqueira Fernandes, 41 anos. Ela disse que fez as quatro tentativas mas suas digitais não foram identificadas e ela votou da maneira convencional, assinando o caderno de votação.

O mesmo ocorreu com o eleitor Benevaldo Alves da Silva, 52 anos. Ele afirma que também fez as quatro tentativas e mesmo assim o leitor biométrico da urna eletrônica não reconheceu suas digitais e ele votou da maneira convencional. O eleitor disse ainda que no primeiro turno conseguiu votar com q biometria. A informação na escola dos funcionários da Justiça Eleitoral é que a falta de reconhecimento das digitais não é problema das urnas eletrônicas, mas sim das digitais dos eleitores.

Apesar disto tem eleitores na Oswaldo Duarte que não tiveram problemas com a biometria para votar. Foi o caso do metalúrgico André Lopes, 37 anos, que disse ter votado rapidamente e com a biometria. A EM Oswaldo Duarte é um dos maiores locais de votação da cidade e a votação, apesar de alguns problemas com a biometria, não está demorada. A escola faz parte da zona eleitoral 271. As saias de votação possuem filas com poucas pessoas, e algumas praticamente sem filas.