Sorocaba e Região

Agências do INSS só abrirão na terça-feira

Hoje, estarão fechadas devido à troca do feriado referente ao Dia do Servidor Público
Agências do INSS só abrirão na terça-feira
Atendimentos presenciais são feitos com agendamento prévio. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (28/10/2020)

Hoje (30), as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estarão fechadas em Sorocaba e cidades da região, por conta da troca do feriado do Dia do Servidor Público, 28 de outubro. O ponto facultativo foi transferido para hoje e a medida consta de portaria do Ministério da Economia, em edição extraordinária do Diário Oficial da União (DOU) de terça (27).

Desde que as agências do INSS retomaram o atendimento presencial, que estava suspenso por conta da Covid-19, os atendimentos presenciais são feitos somente com agendamento. Nos casos de perícia médica, o serviço está disponível nas duas agências de Sorocaba, e em Itapetininga, São Roque e Boituva, mas somente com agendamento.

Segundo o INSS, a retomada do atendimento vem ocorrendo de forma gradual e, por enquanto, está reservado somente aos serviços de avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional, além da perícia médica. Estes atendimentos ocorrem com hora marcada, das 7h às 13h, de segunda a sexta.

Leia mais  Motorista perde o controle e invade loja de carros no Jd. Simus; veja vídeo

Na região de Sorocaba foram reabertas as agências da Previdência Social em Itapetininga, Itapeva, Itu, Salto, São Roque, Sorocaba, Tatuí, Votorantim, Boituva, Apiaí, Itararé, São Miguel Arcanjo, Salto de Pirapora e Pilar do Sul.

Confusão

A troca das datas do ponto facultativo acabou gerando confusão pelo horário em que a medida foi publicada no DOU. As agências abriram na quarta-feira em Sorocaba, e mesmo assim, as pessoas que buscaram atendimento não conseguiram. A alegação foi que, por conta da mudança do ponto facultativo da quarta para a sexta, parte dos servidores não foi comunicada a tempo, e com isso, o atendimento presencial ficou prejudicado.

O advogado Jheimison Martins foi na quarta em busca de atendimento na agência do INSS na avenida Itavuvu. Disse que presenciou pessoas, como idosos, em busca de atendimento e foram embora sem serem atendidos. “Se a agência estava aberta não havia motivo para que as pessoas não fossem atendidas. A explicação que deram é que os servidores não ficaram sabendo da mudança do ponto facultativo e embora a agência estivesse aberta, uma parte não veio trabalhar”, conta.

Jheimison disse ainda que outra explicação é que só seriam atendidos pessoas que estavam com agendamento marcado. “Como quarta era para ser ponto facultativo certamente nem havia agendamentos para a data. O problema foi a troca de data em cima da hora”, reclama.

Leia mais  Polícia Civil de Sorocaba incinera três toneladas de drogas

O INSS informou que embora as agências tenham funcionado na quarta, a orientação era para que os cidadãos buscassem informações por meio do aplicativo “Meu INSS”. Segundo o órgão, também é possível resolver dúvidas pelo telefone 135, que de segunda a sábado, das 7h às 22h. (Ana Cláudia Martins)

Comentários