Aeas e Crea realizam fórum virtual sobre transporte do futuro em Sorocaba

Por

Motorista comanda ônibus em via de Sorocaba. Crédito da Foto: Divulgação / BRT Sorocaba

O fórum digital "Transporte do Futuro – Pensar para Transformar” será realizado em ambiente virtual nos dias 23 e 24 de setembro, a partir das 16 horas. O evento será promovido pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (Aeas) em conjunto com o Crea-SP, com apoio da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Metrô (Aeamesp) e da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer).

O evento, totalmente gratuito via WebTV Aeas, é aberto a todos os interessados. Ele contará com 12 palestras de especialistas na área e uma mesa-redonda final. As inscrições devem ser feitas pelo link ou pelo site da Associação.

A Aeas há 68 anos vem participando das transformações de Sorocaba. Neste fórum, procura respostas para algumas perguntas. Entre elas, como aprofundar o nosso conhecimento sobre a realidade local para redimensionar o transporte do amanhã? Que experiências mundiais são válidas e se adaptam ao nosso caso? Existe espaço para alguma solução nascida e desenvolvida aqui mesmo?

Os trabalhos levam em conta que Sorocaba tem massa crítica, mentalidade tecnológica e estrutura operacional. Também possui empresas de ponta, expertise acadêmica e recursos avançados para ousar na formulação de propostas de uma nova organização urbana para as gerações futuras.

Neste evento on-line, é oferecida a capacidade criativa dos profissionais para subsidiar a administração pública na busca do melhor aproveitamento dos recursos naturais em projetos de interesse público, com a garantia de uma retaguarda baseada em conhecimentos sólidos e de valorização profissional.

Segundo os organizadores, leva-se em consideração o fato de o mundo automatizado, com a presença de robôs em áreas nunca antes pensadas, fragilizará por completo as relações formais de trabalho. Mas, por outro lado, vai estimular a chegada de uma nova força de interacionamento cooperativo, agora com recursos mais escassos e que precisam ser bem planejados e melhor aproveitados.