Buscar no Cruzeiro

Buscar

Acusado de fraudes bancárias que agia em todo o País é preso em Sorocaba

23 de Julho de 2019 às 08:12

Uma das ações criminosas consistia em usar um malware para capturar senhas de internet banking. Crédito da foto: Marcos Santos/ USP Imagens

Um homem de 46 anos foi preso em Sorocaba acusado de ser um dos principais operadores de fraudes bancárias, atuando em todo País. A prisão ocorreu nesta segunda-feira (22), durante a operação Code Market deflagrada pela Polícia Civil de Sorocaba e Brasília (DF).

O acusado era alvo de mandado de prisão temporária expedido pela 2ª Vara Criminal de Santa Maria, no Distrito Federal. Equipes do 3ºDP de Sorocaba, do Departamento de Inteligência e da Delegacia de Combate a crimes Cibernéticos do DF efetuaram a prisão do investigado na Vila Amato.

[irp posts="142365" ]

 

Durante a ação, foram apreendidos centenas de cartões de banco, diversas contas de BitCoin, programas de computador para invasão de dispositivo informático através de um malware denominado “KL DNS”. Segundo a Polícia Civil, esse programa é desenvolvido com o objetivo de infectar modens e/ou roteadores com objetivo de capturar senhas de usuários do Internet Banking.

A investigação apurou ainda que um vídeo foi produzido é disponibilizado no YouTube, onde comercializavam os produtos, onde interessados poderiam comprar esses programas para a prática de crimes.

A Operação foi realizada simultaneamente em diversos Estados. Os crimes atribuídos ao acusado são estelionato, furto mediante fraude, desenvolvedor de malware para fraudes bancárias e organização criminosa.

Outro preso

Em Juiz de Fora (Minas Gerais), a operação também prendeu outro acusado de participação nos crimes. Trata-se de um jovem, de 19 anos, acusado de ser o hacker que desenvolveu o vírus usados nas fraudes bancárias. Não foram divulgados mais detalhes sobre essa prisão.