Acso projeta retração no comércio de ovos de chocolate e itens típicos
A Associação Paulista de Supermercados (Apas) prevê queda de 8,5% nas vendas de Páscoa este ano. Crédito da foto: Vinícius Fonseca / Arquivo JCS (7/4/2020)
A Associação Comercial de Sorocaba (Acso) está projetando uma Páscoa com retração nas compras de chocolate e demais itens típicos da data. A projeção foi divulgada pela instituição na quinta-feira, dia 9.
Conforme a entidade, como a maior parte da população está em isolamento social para conter o avanço da Covid-19, a data, que sempre movimenta o comércio, deve ter retração nas compras dos ovos de chocolate, peixes e nos itens de decoração.
Carla Giuliani, economista da Acso, afirma que as vendas também serão prejudicadas. “Inicialmente, antes do coronavírus, havia projeções que seria uma Páscoa muito melhor do que o ano passado”, comenta. Carla avalia que os consumidores estão mais cautelosos, priorizando gastos necessários, com receio de faltar dinheiro para emergências.
O presidente da Acso, Sérgio Reze, ressalta que as pessoas devem ficar em casa e encontrar outros meios para celebrar a data em família, com o auxílio das ferramentas digitais, por exemplo. “Muitas empresas, inclusive os supermercados, estão fornecendo serviços delivery. Que possamos comemorar a data, dentro das condições que podemos, valorizando também os pequenos empreendedores, que estão lutando para manter o seu trabalho. É momento de nos unirmos, mesmo estando longe, para que os prejuízos não sejam ainda maiores.”
A Acso oferece, de forma gratuita, peças digitais de Páscoa para que os empresários possam divulgar seus produtos nas redes sociais. O material está disponível no Canal do Associado no site www.acso.com.br. Além disso, a entidade oferece apoio aos empreendedores neste período. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3331-1003.
Números baixos
Outras instituições também estão com projeções pessimistas. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as vendas devem cair 31,6% no Brasil, em comparação com a Semana Santa do ano passado. No Estado de São Paulo, segundo a Associação Paulista de Supermercados (Apas), a previsão é de 8,5% de queda.
Mesmo com as perspectivas de resultados negativos, a expectativa de um supermercado na avenida São Paulo é de que os consumidores de última hora ajudem a pelo menos manter os resultados de 2019. “Sempre mantemos ao menos o estoque do ano anterior. Apesar da situação, esperamos vender o mesmo volume”, diz Marcos Antonio de Sousa, subgerente da loja.
Mudança
As unidades do Pão de Açúcar e do Extra nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro irão comercializar ovos de Páscoa da Cacau Show, totalizando mais de 260 lojas. Os estoques das duas redes foram reforçados com ovos clássicos e infantis da marca, trazendo opções para os que desejam presentear adultos e crianças. É a primeira vez que a fabricante de chocolates faz parceria com uma rede varejista para comercialização de sua linha de Páscoa. (Marcel Scinocca)